Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo em março podem explicar a resistência das comunidades ao novo coronavírus.

Em março, quando a pandemia de covid-19 começou a soar alarmes mundiais, Nunavut tomou medidas mais rígidas do que o Canadá, impedindo a entrada de quase todos os não residentes, conta a emissora britânica BBC.

Os habitantes que voltavam do sul para esta região a norte foram obrigados a fazer duas semanas de quarentena em “centros de isolamento”, que são, na verdade, hotéis localizados nas cidades de Winnipeg, Yellowknife, Ottawa ou Edmonton.

Todos os custos foram suportados pelo Governo de Nunavut.

Para estes espaços foram destacados guardas para todas as instalações, bem como enfermeiras para controlar o estado de saúde dos isolados.

Apesar de serem reportadas algumas queixas sobre a comida que é servida nestes espaços e de até serem apanhados alguns habitantes a violar o isolamento (e a aumentar consequentemente o seu período em quarentena), a estratégia foi um sucesso.

Dos cerca de 7 mil residentes que foram obrigados a passar por estes espaços de quarentena, nenhum testou positivo ao novo coronavírus.

À medida que o número de casos continua a crescer no Canadá, Nunavut continua a zeros.

O responsável pela saúde pública da região, Michael Patterson, explicou que a decisão “bastante drástica” de introduzir este tipo de medidas se deveu à potencial vulnerabilidade da população face à covid-19, bem como os desafios únicos da região ártica.

O isolamento natural

Delimitada pelo Oceano Ártico a norte e pelos Territórios do Noroeste a oeste, a região, onde vivem aproximadamente 35 mil pessoas, tem cerca de 25 comunidades espalhadas pelos seus dois milhões de quilómetros quadrados de território.

É a mesma área do México.

Patterson reconhece que o isolamento natural desta região, onde só é possível chegar às comunidades através de avião, poderá estar diretamente relacionado com o facto de não existirem casos de covid-19 – mas também há desvantagens.

A maioria das comunidades não tem capacidade de realizar testes de covid-19 a nível local, precisando as amostras de serem enviadas por avião.

Além disso, os diagnósticos podem levar uma semana, aumentando drasticamente o espaço de tempo entre a deteção de um caso e a aplicação de uma resposta rápida.

Há ainda poucos recursos médicos a norte.

Por todos estes motivos, as autoridades locais optaram por regras mais rígidas, adaptadas à realidade social da região, bem como às suas especificidades a nível do sistema de saúde. Até agora, parece estar a resultar.

O vírus SARS-CoV-2 infetou mais de 44 milhões de pessoas e provocou a morte a quase 1,17 milhões em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando foi diagnosticado o primeiro caso, segundo um balanço da agência France-Presse (AFP).

Por regiões do mundo, a América Latina e Caraíbas registava esta sexta-feira 395.320 mortes em 11.059.786 casos, a Europa 268.359 mortes em 9.423.884 casos, os Estados Unidos e Canadá 236.719 mortes em 9.001.798 casos, a Ásia 167.825 mortes em 10.321.120 casos, o Médio Oriente 57.553 mortes em 2.475.896 casos, África com 41.956 mortes em 1.739.674 casos e a Oceânia com 1.018 mortes em 34.314 casos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …