Números avançados por António Costa não batem certo

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa

António Costa defendeu com afinco as medidas do seu Governo no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, durante o debate do Estado da Nação, mas os números que o primeiro-ministro avançou não batem certo com a realidade.

O Diário de Notícias debruçou-se sobre alguns dos argumentos que António Costa apresentou no Parlamento, durante um debate do Estado da Nação que foi marcado pelas críticas de PSD e CDS ao Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro defendeu o seu Governo, salientando que o SNS tem actualmente mais 7900 profissionais do que no início da legislatura.

Só que, uma vez que este Executivo está no poder apenas desde o final de Novembro de 2015, “só devem ser contabilizados os anos de 2016 e 2017 para chegar ao saldo de contratações feitas pelo governo socialista”, o que dá “seis mil profissionais de saúde”, como frisa o DN.

O jornal realça que Costa estará a ter em conta as 1600 pessoas que o Ministério da Saúde terá contratado este ano, mas, mesmo assim, o número fica-se pelos 7600 profissionais contratados.

O jornal refere vários outros números avançados pelo primeiro-ministro que não batem certo com os dados publicados pelos relatórios oficiais, nomeadamente no número de consultas realizadas e no número de Unidades de Saúde Familiares abertas, que ficam aquém das metas estabelecidas pelo Governo.

O Governo está ainda aquém da promessa de que, em 2017, todos os portugueses teriam direito a um médico de família, e António Costa referiu o assunto no Parlamento, salientando que actualmente apenas 7% da população não tem médico de família, .

Mas desta vez, sublinha o DN, Costa enganou-se por defeito, já que as estatísticas mostram que há cerca de 500 mil portugueses fora das listas. Ou seja, apenas 5%.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Mandaram o homem dos números para Bruxelas e agora ficou cá mais um “é fazer a conta” a falar. Nem a favor dele acerta nos números.

    • A cleptocracia partidocrática impõe ao país cada desgovernante tão avesso à verdade! Desde o Guterres com a sua «discalculia», ao «polivalente»Sócrates até este MISOveritático!!! Sem falar nas «portas dos submarinos» nem das «pepedepestices»!!! Por algum motivo a «CENSURA DO POLTICAMENTE CORRETO» é tão ferozmente inquisitorial em relação à AVALIAÇÃO do CARÁCTER DOS SUJEITOS!

    • Politicamente falando: a matemática não é uma “ciência exacta”……. Cada um interpreta os números como quer……. E sempre a favor deles…. Ora porra, andaram a meter-nos na cabeça, anos e anos, que a matemática era uma ciência exacta!!!!…

  2. O homem de facto já tem dado provas de que em matemática é fraquito sempre com a agravante que se engana sempre para o lado que lhe dá jeito!.

  3. Tivemos o Sr. Banalidades, aquele q ” nunca me engano e raramente…”, q arrebentou à maluca com o legado da U.E. e agora temos este q se esforça por acertar. Entre os dois, um megalomano corrupto até à medula e um rapazote bom aluno mas mau governante. Voto neste, parece-me mais responsável.

  4. Os números são-lhe fornecidos pelos assessores e a estes pelos Ministérios. Ele só os debita publicamente. O corno é sempre o último a saber. É uma hipótese. A outra hipótese é a de que o PM acrescenta sempre uns pós à informação que lhe é dada. (7900-6000)/6000 (+31%), (7-5)/5 (+40%). Só que esquece que por vezes tem de descontar 5*0,6= 3% sem médico de família.

  5. vai ser aprovado em concelho de ministros desta vez a realizar em coina que quer passar a raita, a oferta de um par de galochas um balde e um garrafão de 5 litros de plástico da Marinha Grande feito na China, a todos os cidadãos que possuam cartão de cidadão de Português, que sempre que um ministro do governo (que também deixará de chamar-se geringonça para se chamar milongas) falar, e começarem a meter agua como é costume, o processo é simplex, encher o balde não molhar os pés (por causa da falta de enfermeiros)despejar a agua no garrafão que deve ser poupada para os verões muito quentes e utilizada no combate aos incêndios.. sob o comando da protecção do C…

  6. Se batessem certo é que me admirava. Então vejam desde logo o caso dos professores! Não sabem quanto custa ao erário público baixar as calças ao calão do Nogueira. No caso das 35 horas dos hospitais ficou demonstrado que ninguém fez contas. Se tivessem feito meia dúzia de contas perceberiam que encurtando os horários para 35 horas precisariam de muitos mais profissionais. Como sempre o PS não faz contas e depois logo se vê. Solução: os hospitais com falta de pessoal começaram a diminuir o número de camas. Logo quem sofre uma vez mais com a falta de contabilidade do partido do saque é o povo. Em Tancos ninguém sabe quantos explosivos foram roubados.
    Enfim, este partido é como o pt no brasil. Enquanto uma grande maioria não for presa e o partido saneado teremos sempre contas à merceeiro bêbedo… até porque dá jeito às negociatas de muitos. Mas aos poucos os sócrates, os mesquitas machados, os varas, os penedos e muitos mais que ainda se pavoneiam por aí vão-se revelando. Venham os próximos!

  7. Um primeiro-ministro péssimo. Dou-lhe os parabens porque consegue aos meus olhos ser bem pior que o anterior em muitas matérias. Primeiro-ministro de qualidade PRECISA-SE! COM URGÊNCIA SFF. O Zé Povinho agradece.

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …