Números avançados por António Costa não batem certo

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa

António Costa defendeu com afinco as medidas do seu Governo no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, durante o debate do Estado da Nação, mas os números que o primeiro-ministro avançou não batem certo com a realidade.

O Diário de Notícias debruçou-se sobre alguns dos argumentos que António Costa apresentou no Parlamento, durante um debate do Estado da Nação que foi marcado pelas críticas de PSD e CDS ao Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro defendeu o seu Governo, salientando que o SNS tem actualmente mais 7900 profissionais do que no início da legislatura.

Só que, uma vez que este Executivo está no poder apenas desde o final de Novembro de 2015, “só devem ser contabilizados os anos de 2016 e 2017 para chegar ao saldo de contratações feitas pelo governo socialista”, o que dá “seis mil profissionais de saúde”, como frisa o DN.

O jornal realça que Costa estará a ter em conta as 1600 pessoas que o Ministério da Saúde terá contratado este ano, mas, mesmo assim, o número fica-se pelos 7600 profissionais contratados.

O jornal refere vários outros números avançados pelo primeiro-ministro que não batem certo com os dados publicados pelos relatórios oficiais, nomeadamente no número de consultas realizadas e no número de Unidades de Saúde Familiares abertas, que ficam aquém das metas estabelecidas pelo Governo.

O Governo está ainda aquém da promessa de que, em 2017, todos os portugueses teriam direito a um médico de família, e António Costa referiu o assunto no Parlamento, salientando que actualmente apenas 7% da população não tem médico de família, .

Mas desta vez, sublinha o DN, Costa enganou-se por defeito, já que as estatísticas mostram que há cerca de 500 mil portugueses fora das listas. Ou seja, apenas 5%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Mandaram o homem dos números para Bruxelas e agora ficou cá mais um “é fazer a conta” a falar. Nem a favor dele acerta nos números.

    • A cleptocracia partidocrática impõe ao país cada desgovernante tão avesso à verdade! Desde o Guterres com a sua «discalculia», ao «polivalente»Sócrates até este MISOveritático!!! Sem falar nas «portas dos submarinos» nem das «pepedepestices»!!! Por algum motivo a «CENSURA DO POLTICAMENTE CORRETO» é tão ferozmente inquisitorial em relação à AVALIAÇÃO do CARÁCTER DOS SUJEITOS!

    • Politicamente falando: a matemática não é uma “ciência exacta”……. Cada um interpreta os números como quer……. E sempre a favor deles…. Ora porra, andaram a meter-nos na cabeça, anos e anos, que a matemática era uma ciência exacta!!!!…

  2. O homem de facto já tem dado provas de que em matemática é fraquito sempre com a agravante que se engana sempre para o lado que lhe dá jeito!.

  3. Tivemos o Sr. Banalidades, aquele q ” nunca me engano e raramente…”, q arrebentou à maluca com o legado da U.E. e agora temos este q se esforça por acertar. Entre os dois, um megalomano corrupto até à medula e um rapazote bom aluno mas mau governante. Voto neste, parece-me mais responsável.

  4. Os números são-lhe fornecidos pelos assessores e a estes pelos Ministérios. Ele só os debita publicamente. O corno é sempre o último a saber. É uma hipótese. A outra hipótese é a de que o PM acrescenta sempre uns pós à informação que lhe é dada. (7900-6000)/6000 (+31%), (7-5)/5 (+40%). Só que esquece que por vezes tem de descontar 5*0,6= 3% sem médico de família.

  5. vai ser aprovado em concelho de ministros desta vez a realizar em coina que quer passar a raita, a oferta de um par de galochas um balde e um garrafão de 5 litros de plástico da Marinha Grande feito na China, a todos os cidadãos que possuam cartão de cidadão de Português, que sempre que um ministro do governo (que também deixará de chamar-se geringonça para se chamar milongas) falar, e começarem a meter agua como é costume, o processo é simplex, encher o balde não molhar os pés (por causa da falta de enfermeiros)despejar a agua no garrafão que deve ser poupada para os verões muito quentes e utilizada no combate aos incêndios.. sob o comando da protecção do C…

  6. Se batessem certo é que me admirava. Então vejam desde logo o caso dos professores! Não sabem quanto custa ao erário público baixar as calças ao calão do Nogueira. No caso das 35 horas dos hospitais ficou demonstrado que ninguém fez contas. Se tivessem feito meia dúzia de contas perceberiam que encurtando os horários para 35 horas precisariam de muitos mais profissionais. Como sempre o PS não faz contas e depois logo se vê. Solução: os hospitais com falta de pessoal começaram a diminuir o número de camas. Logo quem sofre uma vez mais com a falta de contabilidade do partido do saque é o povo. Em Tancos ninguém sabe quantos explosivos foram roubados.
    Enfim, este partido é como o pt no brasil. Enquanto uma grande maioria não for presa e o partido saneado teremos sempre contas à merceeiro bêbedo… até porque dá jeito às negociatas de muitos. Mas aos poucos os sócrates, os mesquitas machados, os varas, os penedos e muitos mais que ainda se pavoneiam por aí vão-se revelando. Venham os próximos!

  7. Um primeiro-ministro péssimo. Dou-lhe os parabens porque consegue aos meus olhos ser bem pior que o anterior em muitas matérias. Primeiro-ministro de qualidade PRECISA-SE! COM URGÊNCIA SFF. O Zé Povinho agradece.

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …