Afinal, o número ideal de passos diários não é 10 mil

Um estudo publicado recentemente defende que, afinal, não é preciso dar 10 mil passos diários para se ser mais saudável. A partir dos sete mil já se notam melhorias.

A maioria das pessoas pensa que deve atingir os 10 mil passos diários para melhorar a própria saúde, até porque há estudos que demonstram que, quantos mais passos se dá diariamente, menor é o risco de morte precoce.

No entanto, de acordo com a Science Alert, nenhuma investigação concorda relativamente ao número de passos diários ideal.

Agora, uma equipa liderada pela epidemiologista de atividade física Amanda Paluch, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, analisou a atividade de dois mil homens e mulheres negros e brancos, provenientes de quatro cidades diferentes dos EUA.

O grupo, com uma idade média de pouco mais de 45 anos, usou um aparelho que fez a contagem diária de passos durante o dia-a-dia de cada participante.

A experiência começou em 2005 e terminou em 2018, altura em que 72 pessoas do grupo original tinham morrido.

Embora a natureza observacional do estudo signifique que os cientistas não podem tirar conclusões totalmente fiáveis, este ajuda a identificar possíveis ligações entre os níveis de atividade e a saúde dos participantes.

Os investigadores descobriram, então, que os indivíduos que davam pelo menos sete mil passos por dia tinham um risco de aproximadamente 50 a 70% menor de morte precoce quando comparados com aqueles que davam em média menos de sete mil passos.

A intensidade dos passos — ou seja, a rapidez — não teve qualquer efeito sobre a mortalidade.

De acordo com os investigadores, o aumento do volume diário de passos das pessoas menos ativas da população pode conferir uma maior proteção contra a mortalidade — mas após um certo ponto, passos adicionais parecem não ter efeito benéfico.

“Dar mais de 10.000 passos por dia não foi associado a uma maior redução do risco de mortalidade”, explicam os investigadores.

Embora os resultados confirmem, de um modo geral, os benefícios de andar a pé, este estudo determina os sete mil passos diários como o alvo a atingir para ter se uma vida mais saudável.

“Os passos por dia são uma métrica simples e fácil de monitorizar e obter mais passos/dia pode ser uma boa forma de melhorar a saúde”, disse Paluch à HealthDay News.

“Sete mil passos por dia pode ser um grande objetivo para muitos indivíduos que atualmente não estão a atingir este montante”, continuou.

Os resultados foram publicados, no dia 3 de setembro, na JAMA Network Open.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alemanha. Scholz vence segundo debate e consolida liderança a duas semanas das legislativas

O líder do SPD consolidou assim a sua liderança nas sondagens, apesar de Armin Lashcet, da CDU, ter saído mais ao ataque. O actual Ministro das Finanças da Alemanha e líder dos sociais-democratas, Olaf Scholz, foi …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Em tons de amarelo e vermelho

O energético clássico. O reforço da liderança do Benfica goleador. O regresso de Ronaldo com golos. O milésimo jogo de Mourinho. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder dá lição …

Açores querem alcançar em 2024 certificação de ouro como destino turístico sustentável

Autoridades pretendem fazer uma gestão do crescimento do turismo na ilha, de forma a evitar excessos que sejam prejudiciais para o ambiente. Os Açores querem "elevar os padrões de sustentabilidade" e alcançar, em 2024, a certificação …

Marine Le Pen e Anne Hidalgo lançam-se nas presidenciais francesas de 2022

Anne Hidalgo e Marine Le Pen anunciaram as suas respetivas candidaturas à presidência de França nas eleições do próximo ano. A campanha presidencial em França registou esta segunda-feira uma aceleração com a candidatura da responsável socialista …

Messi não saiu por motivos económicos: "O presidente da Liga tem uma obsessão pelo Barcelona"

  O melhor de sempre, segundo o presidente da Liga, poderia ter continuado em Barcelona, se a direção catalã quisesse. Presidente do clube já reagiu. Como se esperava, a saída de Lionel Messi do Barcelona continua a …

Task force não quer reabrir centro de vacinação do Queimódromo no Porto

A task force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal adiantou hoje que não se justifica a reabertura do centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, face ao “baixo ritmo” de …

Na Hungria, Papa Francisco alerta para o anti-semitismo "à espreita" na Europa

Discrepância entre o tempo de estadia do Papa na Hungria (sete horas) e na Eslováquia (três dias) está a ser vista como um sinal que o responsável da igreja Católica quer enviar às autoridades húngaras. Numa …

Suspeito de violação viveu cinco anos como falso refugiado (e chegou a receber apoios do Estado)

O homem, natural de Marrocos, terá usado identidade para pedir proteção em Portugal. O Ministério Público (MP) acusa-o agora de violação. O cidadão marroquino está a ser acusado pelo Ministério Público de ter violado uma sem-abrigo, …

Polícia italiana desmantela poderoso clã mafioso do sul de Itália (e evita homicídio)

A polícia italiana desmantelou um poderoso clã da máfia na Sicília, no sul de Itália, após a prisão de oito dos seus membros, e evitou ainda um homicídio planeado pelo grupo, informaram esta segunda-feira as …

A mentira de Mourinho e os dois milagres de Patrício

José Mourinho venceu no seu milésimo jogo enquanto treinador de futebol. O encontro com o Sassuolo foi especial, ao contrário do que o próprio Mourinho tinha dito.  Passaram 21 anos e 999 jogos desde a sua …