Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

Rodrigo Antunes / Lusa

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores.

O número de funcionários públicos aumentou 3% no 1.º trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2020. Este é o maior aumento homólogo desde dezembro de 2011. Isto corresponde a um aumento de 21.345 funcionários públicos relativamente a 31 de março de 2020.

Os dados da Direção-Geral da Administração e do Emprego (DGAEP), citados pelo Dinheiro Vivo, revelam que no final de março deste ano existiam quase 726 mil funcionários públicos, aproximando-se dos valores pré-troika.

“A 31 de março de 2021, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 725.775 postos de trabalho, assinalando um aumento de 6.828 postos de trabalho, face a 31 de dezembro de 2020”, lê-se no relatório.

O aumento do número de funcionários públicos deveu-se principalmente à entrada de 7.892 profissionais de saúde. Na educação, a entrada de 5.917 profissionais nos estabelecimentos de ensino básico e secundário também foi fundamental.

Mais precisamente, o acréscimo deveu-se aos assistentes operacionais (+2.868), enfermeiros (+2.695), médicos (+843) e técnicos de diagnóstico e terapêutica (+676). Na educação, deveu-se aos educadores de infância e docentes do ensino básico e secundário (+3.473), bem como aos assistentes operacionais (+1.785).

Foram criados mais 17.614 postos de trabalho na administração central, um aumento de 3,3%, e mais mais 3.044 na administração local, um aumento de 2,5%.

Segundo os dados da DGAEP, escreve o Jornal de Notícias, o ganho médio mensal da função pública ficou em 1.798,20€, no final de março, mais 1,7% do que há um ano.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …