Número de desempregados inscritos aumentou em 59 municípios

José Sena Goulão / Lusa

Apesar de o número de desempregados inscritos no IEFP ter atingido mínimos históricos, houve 59 municípios onde o desemprego subiu nos últimos doze meses, segundo revela o Jornal de Negócios esta quinta-feira. 

De acordo com o diário de economia, entre junho de 2018 e junho de 2019, o número de inscritos nos centros de emprego teve uma redução drástica: menos 32.295 portugueses deixaram de estar dependentes do IEFP.

Contudo, cerca de 20% dos municípios (59) em Portugal registaram um aumento no número de desempregados inscritos, sendo o Centro e o Norte as regiões onde esta situação é mais recorrente.

 

O Algarve é a única zona do país onde o número de desempregados inscritos cresceu em termos homólogos e Faro é o concelho onde essa subida, em números absolutos, é maior. Em junho, eram mais 922 os desempregados inscritos no concelho, num total de 1.974, segundo os números avançados pelo matutino.

É nos concelhos com mais habitantes que há maior número de desempregados. Lisboa conta agora com 15.545 inscritos, menos quase três mil do que em junho do ano passado.

Vila Nova de Gaia foi o concelho onde o número de desempregados inscritos no IEFP mais diminuiu: em junho, eram 14.718 os desempregados do concelho inscritos no IEFP, menos 3.647 do que no mês homólogo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecido na Costa Rica

A Costa Rica passou esta terça-feira a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma batalha que terminou com uma decisão do Supremo Tribunal Constitucional, que entrou em vigor às 00:01 locais (07:01 …

Diabéticos infetados devem monitorizar covid-19. Risco de multiplicação do vírus é "acrescido"

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram esta segunda-feira para a necessidade de os diabéticos com covid-19 “controlarem correctamente” a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o “risco” de multiplicação …

Montenegro diz ser o primeiro país "livre do coronavírus" após 20 dias sem contágios

O Montenegro declarou-se na segunda-feira um "país livre de coronavírus" ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora oficialmente nenhum caso de infeção após 20 dias consecutivos de …