Número de hotéis em Portugal quase duplicou entre 2002 e 2012

A.Davey / Flickr

-

O número de hotéis em Portugal quase duplicou entre 2002 e 2012, com um crescimento de 90%, passando de 520 para 988 unidades, indicam dados sobre o setor do turismo disponíveis a partir desta quarta-feira na base de dados Pordata.

De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao turismo, que já pode explorar na Pordata, os hotéis eram praticamente metade dos 2.028 estabelecimentos hoteleiros existentes em 2012, e foram também o tipo de estabelecimento que mais cresceu nessa última década.

Tendo em conta os diferentes tipos de estabelecimentos hoteleiros, apenas os aldeamentos turísticos e os hotéis-apartamento tiveram um comportamento positivo entre 2002 e 2012 – último ano para o qual existem dados disponíveis na Pordata -, crescendo respetivamente 36,4% e 22%.

Portugueses fazem menos viagens turísticas do que há 10 anos

Ainda segundo os dados da Pordata, em 2002, quase metade dos residentes em Portugal (49%) fez, pelo menos, uma viagem turística, mas dez anos depois essa percentagem caiu para 38,1%.

De acordo com os mesmos números, a grande maioria dos portugueses optam por fazer turismo dentro do país: em 2012, 29,9% dos residentes preferiram “ir para fora cá dentro”, enquanto apenas 2,9% preferiram viajar além fronteiras e outros 5,2% viajaram tanto em território português como noutros países.

Por outro lado, os reformados representavam quase um quinto (18,2%) do total de turistas portugueses em 2012 (ano mais recente com dados disponíveis), quando em 2002 eram 15,7%. Já o peso dos alunos também subiu nesta década, passando de 12,3% do total de turistas para 20,7%.

Hóspedes estrangeiros cresceram quase 40%

O número de hóspedes estrangeiros alojados em estabelecimentos hoteleiros cresceu 38,9% entre 2002 e 2012, ano em que 7,7 milhões de turistas residentes noutros países pernoitaram em Portugal.

Este crescimento foi superior ao dos portugueses em estabelecimentos hoteleiros, que aumentaram 26% entre 2002 e 2012, último ano para o qual existem dados disponíveis, de acordo com números respeitantes ao setor do turismo, que passam a partir de hoje a estar na base de dados Pordata (www.pordata.pt), na área Pordata Portugal.

No total, o número de hóspedes teve uma subida significativa nesta última década, de 31,2% para 13,8 milhões em 2012, mostram também os dados do Instituto Nacional de Estatística disponíveis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …