//

Número de desempregados inscritos baixou 6,1% em Março

Michael Raphael / FEMA

-

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego diminuiu 6,1% em março, face ao período homólogo, estando inscritas 689.825 pessoas ao todo, segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com os dados do IEFP relativos a março, também se verificou uma queda face ao mês anterior, de 1,6%, o que representa menos 11.129 desempregados inscritos nos centros de emprego.

Estas 689.825 pessoas inscritas correspondem a 73,6% do total de pedidos de emprego registados no IEFP, que ascendem aos 936.858 pedidos.

Numa análise por género, os números indicam uma quebra anual do desemprego que foi mais acentuada nos homens (-7,4%) do que nas mulheres (-4,7%).

Quanto à idade, o desemprego entre os adultos caiu em março 7,1%, em relação ao mesmo mês de 2013, mas o desemprego entre os jovens continuou a subir (1,6%) nesse período.

Olhando para a duração da inscrição, o número de desempregados inscritos há menos de um ano caiu 14,7% em março comparando com o período homólogo, ao passo que o número dos que estão inscritos há um ano ou mais (desemprego de longa duração) aumentou 5,3%.

Segundo os dados do IEFP, também diminuiu o número de casais em que ambos os conjuges se encontravam desempregados em março tendo-se registado uma queda de 3,4% face ao mesmo mês de 2013 e uma queda de 2,8% face a fevereiro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.