Numa tentativa de apelar ao voto jovem, Silvio Berlusconi, de 85 anos, junta-se ao TikTok

eppofficial / Flickr

Silvio Berlusconi

Berlusconi, que liderou o governo italiano três vezes, está a planear um regresso político nas eleições de 25 de setembro.

Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro italiano, estreou-se no TikTok numa tentativa de apelar aos jovens em vésperas das eleições deste mês, isto depois de Itália ter diminuído a idade mínima para o voto. “Olá rapazes, aqui estou eu”, disse o político de 85 anos, dando início à sua participação na rede social com origem chinesa e muito bem sucedida entre os jovens.

Berlusconi, que liderou o governo italiano três vezes, está a planear um regresso político nas eleições de 25 de setembro, após a demissão em Julho do primeiro-ministro, Mario Draghi, ter deixado de novo o país numa crise política. Segundo as sondagens, a aliança entre o partido Forza Italia de Berlusconi, a Liga de Matteo Salvini e os irmãos de extrema-direita da Itália de Giorgia Meloni são os favoritos para ganhar as eleições.

O aparecimento de Berlusconi no TikTok é estratégico desde que a Itália baixou a idade mínima que os eleitores devem ter para votar (de 25 para 18 anos), abrindo caminho para que 4 milhões de jovens adultos ganhem o direito de voto para a câmara legislativa alta.

“Há 5 milhões de vós nesta plataforma e 60% de vós têm menos de 30 anos e eu sinto um pouco de inveja (por não ser jovem) por isso”, acrescentou ele. Sentado como habitualmente atrás da sua secretária, o líder da Forza Italia disse que utilizaria a plataforma para dizer aos jovens como poderia transformar a Itália num “país que vos dá novas oportunidades e a oportunidade de realizarem os vossos sonhos”.

Num segundo vídeo TikTok, Berlusconi contou uma anedota sobre Vladimir Putin, Joe Biden e o papa. Após o vídeo, o antigo primeiro-ministro alcançou mais de 350.000 seguidores em menos de um dia.

Berlusconi não é o único líder político italiano que desenvolveu um gosto por TikTok para se envolver com uma audiência mais jovem. Na quinta-feira, outro antigo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, o líder do partido político liberal Italia Viva (IV), lançou o seu primeiro vídeo. “Muitos de vós conhecem-me pela frase ‘primeiro choque de reação'”, disse Renzi, referindo-se a uma frase sua durante uma entrevista à BBC em 2016 sobre a sua reação após o Brexit, que se tornou viral.

No mês passado, Renzi, o antigo secretário do Partido Democrata, chegou a um acordo com o líder centrista Carlo Calenda, para promoverem uma aliança entre os seus dois pequenos partidos antes das eleições gerais. De acordo com os analistas, a mudança fracturou a coligação centro-esquerda, deixando a porta aberta para a direita conquistar as eleições.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.