Num lago francês, marinheiros aprendem como não ficar presos no canal de Suez

O Canal de Suez ficou ainda mais famoso nas últimas semanas, depois de o porta-contentores Ever Given o ter bloqueado durante quase uma semana, causando grandes interrupções e perdas.

A notícia chocou o mundo marítimo. Felizmente para as companhias de navegação, existem soluções preventivas para parar ou pelo menos minimizar o risco de navios enormes ficarem presos em canais complicados.

Uma dessas soluções pode ser encontrada num lago no leste da França, nas instalações de treino de Port Revel. Lá, capitães de navios e pilotos marítimos podem treinar ou aprimorar as suas habilidades de navegação sentando-se em pequenos navios replicados e navegando em pequenos canais.

O Port Revel oferece uma série de mini-rotas comerciais complicadas para os marinheiros navegarem, incluindo o Canal de Suez – construído a 1/25 da sua escala normal.

Outras vias navegáveis em miniatura incluem a Baía de São Francisco e Port Arthur, no Golfo do México.

Os marinheiros precisam de fazer os navios com contentores em escala navegar através destas vias navegáveis complicadas e, como se isso não bastasse, a instalação de treino também adiciona uma série de outros cenários da vida real à mistura, como fortes correntes subaquáticas geradas por uma máquina de ondas, bem como problemas técnicos como falhas de motor e problemas de direção.

O Port Revel oferece diversos pacotes de treino, com duração de dias a uma semana, além de criar pacotes personalizados.

O objetivo é preparar pilotos e capitães para enfrentar cenários do mundo real com confiança e conhecimento e para minimizar os riscos de possíveis bloqueios de canal, como aconteceu com o Ever Given no Canal de Suez.

Em declarações à agência Reuters, os proprietários das instalações disseram que viram um aumento no interesse após o incidente do Ever Given. “Depois de cada acidente, vemos novos clientes a chegar”, disse Francois Mayor. “O custo do treino em Port Revel não é nada como o custo de ter um navio como aquele preso durante um dia.”

A Autoridade do Canal de Suez calculou perdas entre 12 e 15 milhões de dólares (entre 10 e 12,8 milhões de euros) por cada dia que o Ever Given bloqueou a passagem marítima, gerando um grande engarrafamento.

Os proprietários do navio ainda não estão fora de perigo, uma vez que ainda terão de pagar mil milhões de dólares de indemnização antes de o navio ser libertado.

Mais de 400 embarcações de diferentes tipos chegaram a acumular-se no Mar Vermelho e no Mar Mediterrâneo a aguardar a possibilidade de atravessar o canal, por onde passa mais de 10% do comércio marítimo mundial.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …