Num lago francês, marinheiros aprendem como não ficar presos no canal de Suez

O Canal de Suez ficou ainda mais famoso nas últimas semanas, depois de o porta-contentores Ever Given o ter bloqueado durante quase uma semana, causando grandes interrupções e perdas.

A notícia chocou o mundo marítimo. Felizmente para as companhias de navegação, existem soluções preventivas para parar ou pelo menos minimizar o risco de navios enormes ficarem presos em canais complicados.

Uma dessas soluções pode ser encontrada num lago no leste da França, nas instalações de treino de Port Revel. Lá, capitães de navios e pilotos marítimos podem treinar ou aprimorar as suas habilidades de navegação sentando-se em pequenos navios replicados e navegando em pequenos canais.

O Port Revel oferece uma série de mini-rotas comerciais complicadas para os marinheiros navegarem, incluindo o Canal de Suez – construído a 1/25 da sua escala normal.

Outras vias navegáveis em miniatura incluem a Baía de São Francisco e Port Arthur, no Golfo do México.

Os marinheiros precisam de fazer os navios com contentores em escala navegar através destas vias navegáveis complicadas e, como se isso não bastasse, a instalação de treino também adiciona uma série de outros cenários da vida real à mistura, como fortes correntes subaquáticas geradas por uma máquina de ondas, bem como problemas técnicos como falhas de motor e problemas de direção.

O Port Revel oferece diversos pacotes de treino, com duração de dias a uma semana, além de criar pacotes personalizados.

O objetivo é preparar pilotos e capitães para enfrentar cenários do mundo real com confiança e conhecimento e para minimizar os riscos de possíveis bloqueios de canal, como aconteceu com o Ever Given no Canal de Suez.

Em declarações à agência Reuters, os proprietários das instalações disseram que viram um aumento no interesse após o incidente do Ever Given. “Depois de cada acidente, vemos novos clientes a chegar”, disse Francois Mayor. “O custo do treino em Port Revel não é nada como o custo de ter um navio como aquele preso durante um dia.”

A Autoridade do Canal de Suez calculou perdas entre 12 e 15 milhões de dólares (entre 10 e 12,8 milhões de euros) por cada dia que o Ever Given bloqueou a passagem marítima, gerando um grande engarrafamento.

Os proprietários do navio ainda não estão fora de perigo, uma vez que ainda terão de pagar mil milhões de dólares de indemnização antes de o navio ser libertado.

Mais de 400 embarcações de diferentes tipos chegaram a acumular-se no Mar Vermelho e no Mar Mediterrâneo a aguardar a possibilidade de atravessar o canal, por onde passa mais de 10% do comércio marítimo mundial.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …