Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas essenciais para organizar operações de busca e resgate de maneira eficiente e rápida? Em breve, sim.

Normalmente a maioria das operações de busca e resgate na floresta são feitas com helicópteros. Os pilotos sobrevoam as áreas onde as pessoas perdidas podem estar e procuram por estas com a ajuda de câmaras de imagem térmicas.

O objetivo dessas câmaras é destacar as diferenças de temperatura corporal, permitindo que a equipa de resgate faça a distinção entre as pessoas e o ambiente. No entanto, os dispositivos às vezes não funcionam da forma como seria desejável, especialmente quando está calor e as árvores da floresta também apresentam temperaturas elevadas.

Os investigadores levaram estas dificuldades em consideração e decidiram criar drones capazes de reconhecer humanos mesmo quando estes estão perdidos na floresta. A equipa conseguiu criar este dispositivo através do uso de uma aplicação com inteligência artificial que melhora as imagens que são recolhidas pelos drones.

“No futuro, o resgate de pessoas perdidas, doentes ou feridas será cada vez mais fácil com a ajuda destes drones autónomos. No entanto, encontrar humanos em terrenos densamente florestados é desafiador”, revela a equipa de investigadores.

Ainda assim, revelam que a “deteção automatizada de pessoas pode ser melhorada notavelmente combinando imagens de múltiplas perspetivas antes da classificação”, escreveram os especialistas no seu estudo publicado na Nature Machine Intelligence.

“O drone conta com a integração de imagem por corte ótico aerotransportado – uma técnica de imagem de abertura sintética que usa drones de câmara para capturar campos de luz térmica não estruturados. Isto permite uma precisão de 96% e 93%”. Segundo o Interesting Engineering este é um marco impressionante em comparação com os 25% alcançados pela imagem térmica tradicional.

O melhor de tudo é que a equipa de investigadores afirma que o dispositivo já está pronto para uso e que em breve passará a entrar em ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …