Novos documentos revelam rota dos milhões desviados da Sonangol por Lisboa

Eneias Rodrigues / Lusa

Uma boa parte dos 131 milhões de dólares que foram desviados da Sonangol para uma offshore no Dubai saíram de uma conta bancária em Lisboa e voltaram depois a Portugal. Novos documentos ajudam a traçar a rota do dinheiro saído da petrolífera angolana quando era liderada por Isabel dos Santos.

O Expresso e a SIC tiveram acesso a extractos bancários e ordens de pagamento de uma conta da offshore Matter Business Solutions no banco Emirates NBD, no Dubai, conforme relata o semanário.

Esses documentos ajudam a traçar a rota dos milhões que saíram da Sonangol para a offshore quando Isabel dos Santos geria a petrolífera. Estão em causa 131 milhões de dólares.

O Expresso nota que “boa parte do dinheiro da Sonangol saiu de uma conta em Lisboa“, no Eurobic, “passou pela conta da Matter no Dubai e voltou para Lisboa“, tendo sido distribuído por várias contas em diversos bancos.

Assim, “quase todo o dinheiro pago a consultoras e a advogados através da Matter foi parar a contas bancárias em Lisboa, tirando o caso da consultora McKinsey, que recebeu 15,4 milhões de dólares numa conta no Bankinter em Madrid”, salienta o mesmo semanário.

As três grandes consultoras internacionais que trabalharam com Isabel dos Santos na Sonangol – a PricewaterhouseCoopers (PwC), a Boston Consulting Group (BCG) e a McKinsey – nunca revelaram quanto dinheiro receberam, nem que serviços justificam esses pagamentos.

Mas o Expresso destaca que mais de metade dos 131 milhões de dólares facturados pela Matter à Sonangol, em 2017, acabou nas contas da BCG (31,2 milhões), da PwC (21,4 milhões) e da McKinsey (15,4 milhões).

Do “bolo” total, 5,3 milhões de dólares destinaram-se a pagar ao escritório de advogados Vieira de Almeida (VdA) e cerca de 20 milhões de dólares acabaram em companhias de consultoria e gestão com ligações a Isabel dos Santos ou a pessoas que lhe são próximas.

O Expresso refere, nomeadamente, que 1,9 milhões de dólares foram “transferidos para a Fidequity e para a Santoro“, empresas de Isabel dos Santos que eram dirigidas por Mário Leite da Silva, ex-assessor da empresária angolana na Sonangol.

A sucursal portuguesa da Youcall, empresa detida em 70% por Isabel dos Santos e em 30% pela amiga Paula Oliveira, recebeu outros 3,4 milhões de dólares.

Não é possível rastrear o destino final de 31,5 milhões de dólares que sobraram na conta no Dubai.

A investigação Luanda Leaks revelou que foi Mário Leite da Silva quem levou a Matter Business Solutions para o Dubai, em 2016, tendo sido declarada como única accionista da empresa Paula Oliveira, figura muito próxima de Isabel dos Santos.

Depois dessa mudança para o Dubai, a Matter assinou com a Sonangol um contrato que vinculava a petrolífera a pagar à offshore “todos os serviços de consultoria passados e futuros”, sem incluir “limites de valor”, como destaca o Expresso.

O contrato foi assinado cinco dias antes de Isabel dos Santos ter sido demitida da Sonangol pelo então recém-eleito Presidente de Angola João Lourenço.

Este contrato foi um dos motivos que levou a Procuradoria Geral da República de Angola a abrir um inquérito-crime com Isabel dos Santos no centro por suspeitas de peculato, abuso de poder, associação criminosa e branqueamento de capitais.

 

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Angola desde que é “independente” tem sido “governada” pelos comunistas, portanto se alguém conhecer um país comunista onde a riqueza do país é distribuída por todos e onde não seja comunismo miserável para a maioria e riqueza para a classe dominante, apontem lá onde existe esse tal país comunista. Portanto, pelo que conheço Angola não foge à regra, foi isso que quiseram, é isso que têm!

  2. Acredito que muita gente tal como eu não goste qdo regime angolano
    Isso é uma história.
    Agora o que não percebo é a perseguição desenfreada à Isabel.
    Aqueles que a promovem deviam estar à espera de algumas migalhas que não caíram.
    Por exemplo, pelo que li na imprensa a Isabel dos Santos acusou a sua perseguidora-mor de coisas feias.
    Mas não a vi mover qualquer processo à Isabelita.
    Coisas que não se percebem bem.

RESPONDER

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …