Novos confrontos entre migrantes e polícia na ilha grega de Lesbos

1

EPA/STRATIS BALASKAS

As autoridade gregas fizeram uso de granadas de efeito moral para lidar com a revolta de milhares de imigrantes, em particular os afegãos, que foram detidos no porto da ilha de Lesbos, na Grécia

As autoridade gregas tentam lidar com a revolta de milhares de imigrantes, em particular os afegãos, que foram detidos no porto da ilha de Lesbos, na Grécia

A ilha grega de Lesbos, que as autoridades dizem estar “à beira da explosão”, assistiu, na segunda-feira à noite, a novos confrontos entre migrantes e polícia.

Uma dúzia de guardas costeiros e polícias antimotim, armados com bastões, tentaram controlar cerca de 2.500 migrantes, gritando “Mantenham-se afastados”, à medida que a multidão se deslocava na direção de um navio fretado pelo Governo com destino a Atenas.

As fronteiras da Europa estão a ser pressionadas pela entrada de pessoas que fogem de guerras no Médio Oriente e África, com milhares a atravessarem as Balcãs e o Mediterrâneo todos os dias.

Lesbos, com uma população de 85 mil , assistiu à chegada de mais de 15 mil migrantes, a maioria da Síria.

“Fiquei aqui oito, nove dias. Meu Deus, nem me quero lembrar”, disse Aleddin, um estudante de engenharia que espera conseguir chegar à Alemanha, para se juntar ao seu irmão.

“Algumas pessoas estão aqui há 14 ou 15 dias. O Governo não se preocupa”, lamentou.

O ministro grego para a política migratória, Iannis Moualas, alertou, na segunda-feira, para uma situação “à beira da explosão” na ilha de Lesbos, leste do Mar Egeu, devido à concentração de “entre 15 mil a 17 mil refugiados”.

Ilhas gregas já têm 30 mil refugiados

As Nações Unidas disseram esta terça-feira que há atualmente 30 mil refugiados e migrantes nas ilhas gregas, sendo que 20 mil destes estão na ilha de Lesbos, com o país a receber “alguns milhares” todos os dias.

“Parece que durante o fim de semana o número de chegadas à Grécia aumentou e depois diminuiu”, disse a porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados Melissa Fleming, acrescentando que “alguns milhares” de refugiados entram na Grécia todos os dias.

Mais de 4.500 estão na ilha de Kos, que recentemente assistiu a confrontos entre os migrantes e a polícia grega, que no mês passado usou táticas pesadas para controlar a multidão.

Muitos dos que chegam à Grécia procuram continuar a viagem para o norte da Europa, tentando instalar-se nos países mais ricos, como a Suécia.

Só na segunda-feira, cerca de sete mil pessoas entraram na Macedónia via Grécia, acrescentou a porta-voz, que se juntaram aos 5.600 que na quinta-feira passada atravessaram esta fronteira, contribuindo para o provável recorde diário alcançado na última semana.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.