Novo tratamento permite evitar transmissão de VIH durante gravidez

Anna Kosali / Wikimedia

foto: Anna Kosali / wikimedia

foto: Anna Kosali / wikimedia

Um novo tratamento antiretroviral, conhecido por Option B+, aumenta as probabilidades de tratar de forma eficaz mulheres com HIV e prevenir a transmissão do vírus aos filhos durante a gravidez, revela hoje um relatório da Unicef.

“Graças a um novo tratamento antiretroviral simplificado que deve ser tomado durante toda a vida (conhecido com Option B+), há agora mais possibilidades de tratar eficazmente mulheres que vivem com o VIH e prevenir a transmissão do vírus aos seus bébés durante a gravidez, o parto e a amamentação”, refere o relatório ‘As crianças e a SIDA: Um balanço sobre a situação 2013’.

“Este tratamento implica a toma diária de um único comprimido”, adianta o relatório.

O Malaui foi o país pioneiro na oferta do tratamento Option B+ desde 2011.

“Hoje em dia, mesmo que uma mulher grávida viva com o VIH, isso não significa que o seu bebé tenha de ter o mesmo destino, o que também não significa que ela não possa ter uma vida saudável”, sublinha Anthony Lake, director executivo da Unicef, citado no relatório.

A Unicef adianta que as maiores taxas de sucesso foram atingidos na África subsariana.

“De 2009 a 2012, as novas infecções em crianças recém-nascidas diminuíram 76% no Gana, 58% na Namíbia, 55% no Zimbabué, 52% no Malaui e Botsuana e 50% na Zâmbia e Etiópia”.

Segundo a Unicef, para que uma geração livre de SIDA se torne realidade é necessário que as crianças com o vírus recebam tratamento anti-retroviral, mas actualmente “apenas 34% das crianças que vivem com VIH em países de baixo e médio rendimento receberam o tratamento que precisavam em 2012, contra 64% dos adultos”.

Esta é a razão, argumenta a Unicef, “pela qual cerca de 210.000 crianças morreram de doenças relacionadas com SIDA” no ano passado.

 

Mais de 850.000 crianças nasceram livres do HIV em 2005

Mais de 850.000 crianças nasceram livres da transmissão do HIV pelas mães em 2005, revela o mesmo relatório, que alerta para a necessidade de reforçar os esforços na luta contra a SIDA entre adolescentes.

De acordo com o relatório, “foram feitos progressos significativos na prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho entre 2005 e 2012 em países de baixo e médio rendimento”.

No entanto, a Unicef alerta que “é necessário redobrar esforços ao nível nacional e internacional, para lutar contra o HIV e a SIDA” entre os adolescentes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …