Novo Tesla X tem mecanismo de defesa contra armas biológicas

DR Tesla Motors

O Tesla X, o novo modelo da marca do milionário Elon Musk, foi apresentado nesta semana com grande aparato. A inovadora Tesla Motors apresentou um SUV eléctrico com portas “asas de gaivota” e um mecanismo de defesa contra armas biológicas.

Este botão especial está incluído no ar condicionado do novo modelo X da Tesla e permite criar uma pressão no interior da cabine do automóvel que impede a entrada de partículas externas.

Além disso, o ar ambiente no interior do veículo fica tão esterilizado como o de uma sala de cirurgias num hospital.

É o que garantem os responsáveis da marca, realçando a potência dos filtros de ar HEPA gigantes integrados no sistema de ventilação do carro.

O Tesla X ainda está apetrechado com as chamadas portas “Falcon Wings” (ou “asas de gaivota”), com travões automáticos de emergência, radares e um sonar de 360 graus.

Anunciado como o carro mais seguro do mundo, fruto da classificação de cinco estrelas que recebeu nos testes de segurança, este modelo promete uma autonomia de 400 quilómetros com carga completa e um desempenho do zero aos 100 km/h em 3,2 segundos.

Quanto ao preço, as primeiras versões serão vendidas a quase 130 mil euros, mas a marca espera vir a produzir um modelo mais barato, a rondar os 30 mil euros.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando falcon wings se traduz para asas de gaivota? O que significa então a clásssica designação GULL WINGS usada no mercedes mais famoso? Será que não sabem que falcon é falcão? Mais não fosse pela semelhança de palavras poderia lá ter chegado…

    • Caro JP Jacinto,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Do que nos é dado conhecer, gull wings e falcon wings, como prefere chamar-lhes a Tesla, são designações sinónimas.
      Corrija-nos por favor se estivermos errados.
      Optámos assim por traduzir por “asas de gaivota”, designação mais comum em português.
      Quando assumimos a responsabilidade de traduzir uma expressão, temos de o fazer para além da tradução literal das palavras.
      Por exemplo, “butterfly” pode não ser uma borboleta. Na natação, é “mariposa”.

  2. Zap tem razão parcial ao traduzir o termo como traduziu, no entanto, uma tradução deve respeitar o nome à letra quando se trata de definição de coisas e objectos.
    Um falcão é um falcão, se foi esse o nome dado pelo criador do objecto, e não faz sentido chamar-lhe gaivota, até porque gaivota em inglês é seagull.
    Informo ainda que sou do tempo em que foi lançado o Mercedes 300 SL e era comum dizer que era um “asas de gavião”, que também quer dizer falcão, mas nunca ouvi chamar-lhe isso, muito menos asas de gaivota, embora este pássaro também se designe por falcoeira.
    Mas se o produtor do veículo lhe quisesse chamar asas de gaivota, seguramente te-lo-ía batizado como “seagull wings”.
    Cumprimentos.

RESPONDER

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …