Novo Tesla X tem mecanismo de defesa contra armas biológicas

DR Tesla Motors

O Tesla X, o novo modelo da marca do milionário Elon Musk, foi apresentado nesta semana com grande aparato. A inovadora Tesla Motors apresentou um SUV eléctrico com portas “asas de gaivota” e um mecanismo de defesa contra armas biológicas.

Este botão especial está incluído no ar condicionado do novo modelo X da Tesla e permite criar uma pressão no interior da cabine do automóvel que impede a entrada de partículas externas.

Além disso, o ar ambiente no interior do veículo fica tão esterilizado como o de uma sala de cirurgias num hospital.

É o que garantem os responsáveis da marca, realçando a potência dos filtros de ar HEPA gigantes integrados no sistema de ventilação do carro.

O Tesla X ainda está apetrechado com as chamadas portas “Falcon Wings” (ou “asas de gaivota”), com travões automáticos de emergência, radares e um sonar de 360 graus.

Anunciado como o carro mais seguro do mundo, fruto da classificação de cinco estrelas que recebeu nos testes de segurança, este modelo promete uma autonomia de 400 quilómetros com carga completa e um desempenho do zero aos 100 km/h em 3,2 segundos.

Quanto ao preço, as primeiras versões serão vendidas a quase 130 mil euros, mas a marca espera vir a produzir um modelo mais barato, a rondar os 30 mil euros.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando falcon wings se traduz para asas de gaivota? O que significa então a clásssica designação GULL WINGS usada no mercedes mais famoso? Será que não sabem que falcon é falcão? Mais não fosse pela semelhança de palavras poderia lá ter chegado…

    • Caro JP Jacinto,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Do que nos é dado conhecer, gull wings e falcon wings, como prefere chamar-lhes a Tesla, são designações sinónimas.
      Corrija-nos por favor se estivermos errados.
      Optámos assim por traduzir por “asas de gaivota”, designação mais comum em português.
      Quando assumimos a responsabilidade de traduzir uma expressão, temos de o fazer para além da tradução literal das palavras.
      Por exemplo, “butterfly” pode não ser uma borboleta. Na natação, é “mariposa”.

  2. Zap tem razão parcial ao traduzir o termo como traduziu, no entanto, uma tradução deve respeitar o nome à letra quando se trata de definição de coisas e objectos.
    Um falcão é um falcão, se foi esse o nome dado pelo criador do objecto, e não faz sentido chamar-lhe gaivota, até porque gaivota em inglês é seagull.
    Informo ainda que sou do tempo em que foi lançado o Mercedes 300 SL e era comum dizer que era um “asas de gavião”, que também quer dizer falcão, mas nunca ouvi chamar-lhe isso, muito menos asas de gaivota, embora este pássaro também se designe por falcoeira.
    Mas se o produtor do veículo lhe quisesse chamar asas de gaivota, seguramente te-lo-ía batizado como “seagull wings”.
    Cumprimentos.

RESPONDER

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …