Novo super-ataque cibernético pode estar iminente (talvez já esta segunda)

Um novo ataque cibernético, ainda mais forte que o de sexta-feira passada, quando 125 mil sistemas informáticos de mais de 100 países foram afectados por um vírus, pode estar iminente, de acordo com especialistas em segurança de dados.

O perito inglês de cibersegurança responsável pelo MalwareTech, que diz ter travado acidentalmente o ciber-ataque de sexta-feira a mais de 100 países, advertiu este domingo que ataques semelhantes podem ser desencadeados em breve.

Na sexta-feira, cerca de 100 países sofreram um violento ciber-ataque com um ransonware que ficou conhecido como Wana Decrypt 2.0, que afectou inúmeros organismos e empresas, como bancos na Rússia, hospitais no Reino Unido, a operadora de telecomunicações espanhola Telefónica e a portuguesa Portugal Telecom.

O britânico de 22 anos, que acidentalmente ajudou a parar o ransonware, e que prefere manter o anonimato, disse à BBC que “talvez não este domingo, mas muito provavelmente esta segunda-feira de manhã”, vai acontecer um ataque semelhante.

“As pessoas precisam urgentemente de actualizar os seus computadores”, disse o informático, de apenas 22 anos. “MalwareTech” descobriu, de forma acidental, uma espécie de “botão de emergência” que desactiva o vírus para evitar que o seu código fosse estudado. Mas uma nova versão do Wana Decrypt 2.0 pode corrigir rapidamente a falha.

Também Rob Wainwright, o director da Europol, a agência policial da União Europeia, mostrou preocupação. Em entrevista à BBC, Wainwright alertou que a ameaça de ataques cibernéticos é crescente, e pediu aos utilizadores de computadores ao todo o mundo façam as actualizações de segurança dos seus sistemas informáticos.

Também Darien Huss, da empresa tecnológica Proofpoint, espera novos ataques em breve. “Suspeito que a quantidade de atenção que esse incidente gerou pode fazer com que haja gente a trabalhar para desenvolver este vírus“, diz.

O especialista não acredita que o ataque, que já atingiu mais de 100 mil utilizadores em pelo menos 150 países, tenha sido patrocinado por algum governo. “Foi um ataque tão simples e tão pouco sofisticado, que isso me leva a crer que se trata de alguém talentoso, mas amador”, diz Huss.

AADM

Ransomware Wanacrypt

Ransomware Wana Decrypt 2.0

Vírus parado por acidente

O vírus aproveita-se de uma vulnerabilidade do Microsoft Windows que terá sido identificada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, NSA – e que levou já a Microsoft a criar uma actualização gratuita de segurança para a corrigir. Mas muitos utilizadores não tinham até agora instalado a actualização.

O impacto do mega-ataque de ransomware foi minimizado parcialmente por “MalwareTech” devido ao registo de um domínio que servia como “paragem de emergência” para a sua propagação.

O jovem especialista em segurança informática impediu que a vaga que estava a varrer o mundo fizesse ainda maior número de vítimas quando, ainda sem saber o efeito que teria, decidiu registar o domínio inexistente, com que o vírus tentava comunicar.

A decisão acabou por se revelar de importância crítica, pois quando o ransomware detecta que o domínio está registado, activa um “kill-switch” que pára a sua propagação.

Investigadores estão agora a tentar identificar os responsáveis pelo ataque. “Usaremos todas os nossos meios para levar os responsáveis à justiça”, disse Oliver Gower, da Agência Nacional contra o Crime, no Reino Unido, país em que o vírus afectou parte dos computadores do NHS, o sistema público de saúde britânico.

PARTILHAR

RESPONDER

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …

Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

O presidente cessante do Banco Central Europeu (BCE) defendeu, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de …

Narcotraficante português processa Estado por causa de escutas telefónicas

O narcotraficante português Franklim Lobo avançou com uma ação contra o Estado por alegadas escutas telefónicas ilegais, no âmbito da designada Operação Aquiles, pedindo uma indemnização de mil euros a entregar a uma instituição social. Na …

Oficializada recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto

A Comissão de Apoio à Candidatura de Pinto da Costa formalizou, esta segunda-feira, a recandidatura do líder do FC Porto para o seu 15.º mandato na presidência e apontou a construção de Academia para a …