Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano.

A Samsung levantou um pouco mais do que a ponta do véu, no Consumer Electronics Show de 2021 (CES 2021). A primeira grande revelação foi o Samsung Bot Handy que, tal como o nome indica, se distingue pela mão e braços robotizados que executam algumas tarefas domésticas simples.

Segundo o The Verge, o robô ajuda na lavandaria, coloca a loiça na máquina de lavar, põe a mesa e até lhe serve um copo de vinho.

O Bot Handy é alto e magro, tem dois grandes olhos que mudam de expressão conforme se move e dispõe de câmaras que avaliam o espaço. Através de Inteligência Artificial (IA), a máquina consegue reconhecer objetos e interagir com eles.

Sebastian Seung, presidente da Samsung Research, disse que o robô tem como principal objetivo ser “uma extensão” do ser humano na cozinha, na sala de estar e em qualquer outro lugar da casa que precise de uma ajuda, no que toca a tarefas domésticas.

A empresa não anunciou o preço, nem a janela de lançamento do produto. A verdade é que a Samsung já usou o Consumer Electronics Show para revelar robôs de aparência futurista que não passam de um conceito, e este pode ser um desses casos.

O Bot Care foi outro dos robôs apresentados no CES 2021 e surge como uma melhoria do robô já anunciado no ano passado. Com a ajuda da Inteligência Artificial, o modelo foi pensado para cuidar do utilizador nos mais pequenos detalhes.

Além de avaliar os seus comportamentos, o dispositivo é uma espécie de assistente pessoal que o lembra de fazer uma pausa durante o trabalho ou das reuniões que marcou, mas não se recorda.

No vídeo de demonstração, a Samsung mostra o robô a abrir automaticamente uma tela para que o utilizador participe numa videochamada prestes a iniciar. Tal como o seu “irmão” Bot Handy, não há indicação do quão avançado está no desenvolvimento.

Quer o Bot Handy, quer o Bot Care não serão vistos no interior das nossas casas num futuro tão próximo quanto gostaríamos. A quebrar esta tendência surge o JetBot 90 AI+, um robô aspirador que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o The Verge, o aspirador a vácuo usa sensores LiDAR e 3D para descobrir o caminho e passa à volta de cabos e pequenos objetos, ao contrário da maioria dos produtos semelhantes disponíveis no mercado. Aliás, a Samsung afirma que o JetBot 90 AI+ será suficientemente inteligente para ficar longe de um vaso, para não o partir.

Equipado com um sistema de câmara de vigilância integrado, o robô pode também ser usado como um meio de segurança adicional.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …