Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano.

A Samsung levantou um pouco mais do que a ponta do véu, no Consumer Electronics Show de 2021 (CES 2021). A primeira grande revelação foi o Samsung Bot Handy que, tal como o nome indica, se distingue pela mão e braços robotizados que executam algumas tarefas domésticas simples.

Segundo o The Verge, o robô ajuda na lavandaria, coloca a loiça na máquina de lavar, põe a mesa e até lhe serve um copo de vinho.

O Bot Handy é alto e magro, tem dois grandes olhos que mudam de expressão conforme se move e dispõe de câmaras que avaliam o espaço. Através de Inteligência Artificial (IA), a máquina consegue reconhecer objetos e interagir com eles.

Sebastian Seung, presidente da Samsung Research, disse que o robô tem como principal objetivo ser “uma extensão” do ser humano na cozinha, na sala de estar e em qualquer outro lugar da casa que precise de uma ajuda, no que toca a tarefas domésticas.

A empresa não anunciou o preço, nem a janela de lançamento do produto. A verdade é que a Samsung já usou o Consumer Electronics Show para revelar robôs de aparência futurista que não passam de um conceito, e este pode ser um desses casos.

O Bot Care foi outro dos robôs apresentados no CES 2021 e surge como uma melhoria do robô já anunciado no ano passado. Com a ajuda da Inteligência Artificial, o modelo foi pensado para cuidar do utilizador nos mais pequenos detalhes.

Além de avaliar os seus comportamentos, o dispositivo é uma espécie de assistente pessoal que o lembra de fazer uma pausa durante o trabalho ou das reuniões que marcou, mas não se recorda.

No vídeo de demonstração, a Samsung mostra o robô a abrir automaticamente uma tela para que o utilizador participe numa videochamada prestes a iniciar. Tal como o seu “irmão” Bot Handy, não há indicação do quão avançado está no desenvolvimento.

Quer o Bot Handy, quer o Bot Care não serão vistos no interior das nossas casas num futuro tão próximo quanto gostaríamos. A quebrar esta tendência surge o JetBot 90 AI+, um robô aspirador que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o The Verge, o aspirador a vácuo usa sensores LiDAR e 3D para descobrir o caminho e passa à volta de cabos e pequenos objetos, ao contrário da maioria dos produtos semelhantes disponíveis no mercado. Aliás, a Samsung afirma que o JetBot 90 AI+ será suficientemente inteligente para ficar longe de um vaso, para não o partir.

Equipado com um sistema de câmara de vigilância integrado, o robô pode também ser usado como um meio de segurança adicional.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …

Governador de Nova Iorque "reescreveu relatório" para esconder mortes em lares

  Assistentes do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, terão reescrito um relatório das autoridades de saúde locais, no verão de 2020, que apontava para um número de mortes por covid-19 nos lares de idosos muito …