Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano.

A Samsung levantou um pouco mais do que a ponta do véu, no Consumer Electronics Show de 2021 (CES 2021). A primeira grande revelação foi o Samsung Bot Handy que, tal como o nome indica, se distingue pela mão e braços robotizados que executam algumas tarefas domésticas simples.

Segundo o The Verge, o robô ajuda na lavandaria, coloca a loiça na máquina de lavar, põe a mesa e até lhe serve um copo de vinho.

O Bot Handy é alto e magro, tem dois grandes olhos que mudam de expressão conforme se move e dispõe de câmaras que avaliam o espaço. Através de Inteligência Artificial (IA), a máquina consegue reconhecer objetos e interagir com eles.

Sebastian Seung, presidente da Samsung Research, disse que o robô tem como principal objetivo ser “uma extensão” do ser humano na cozinha, na sala de estar e em qualquer outro lugar da casa que precise de uma ajuda, no que toca a tarefas domésticas.

A empresa não anunciou o preço, nem a janela de lançamento do produto. A verdade é que a Samsung já usou o Consumer Electronics Show para revelar robôs de aparência futurista que não passam de um conceito, e este pode ser um desses casos.

O Bot Care foi outro dos robôs apresentados no CES 2021 e surge como uma melhoria do robô já anunciado no ano passado. Com a ajuda da Inteligência Artificial, o modelo foi pensado para cuidar do utilizador nos mais pequenos detalhes.

Além de avaliar os seus comportamentos, o dispositivo é uma espécie de assistente pessoal que o lembra de fazer uma pausa durante o trabalho ou das reuniões que marcou, mas não se recorda.

No vídeo de demonstração, a Samsung mostra o robô a abrir automaticamente uma tela para que o utilizador participe numa videochamada prestes a iniciar. Tal como o seu “irmão” Bot Handy, não há indicação do quão avançado está no desenvolvimento.

Quer o Bot Handy, quer o Bot Care não serão vistos no interior das nossas casas num futuro tão próximo quanto gostaríamos. A quebrar esta tendência surge o JetBot 90 AI+, um robô aspirador que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o The Verge, o aspirador a vácuo usa sensores LiDAR e 3D para descobrir o caminho e passa à volta de cabos e pequenos objetos, ao contrário da maioria dos produtos semelhantes disponíveis no mercado. Aliás, a Samsung afirma que o JetBot 90 AI+ será suficientemente inteligente para ficar longe de um vaso, para não o partir.

Equipado com um sistema de câmara de vigilância integrado, o robô pode também ser usado como um meio de segurança adicional.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …