Novo recorde. Junho foi o mais quente dos últimos 10 anos

O mês de junho foi o mais quente dos últimos 10 anos e o 5.º desde 1931, com temperatura média do ar de quase 22 graus Celsius, “muito superior” ao normal, informou o IPMA.

Segundo os dados do resumo climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, disponível no seu site, “junho caracterizou-se como um mês extremamente quente e seco” e registou mesmo duas ondas de calor, condições a que se acrescenta uma precipitação abaixo da média.

“Junho de 2015 é o mais quente dos últimos 10 anos e o 5.º mais quente desde 1931“, resume o IPMA, recordando que os meses de junho de 2004 e de 2005 foram os mais quentes desde 1931, com temperaturas médias de 23,25 e 22,81 graus, respetivamente.

O valor médio da temperatura média do ar foi de 21,85 graus Celsius, “muito superior ao valor normal”, com “anomalia” de mais 2,42º C.

Nas temperaturas máximas do ar, o valor médio mensal atingiu 29° C e “também foi muito superior ao normal, com anomalia de mais 3,64° C”, sendo o terceiro mais elevado para junho desde 1931. O recorde registou-se em 2004 quando a temperatura chegou a 30,14° C.

A média da temperatura mínima foi de 14,70° C, superior ao normal em mais 1,20º C.

Uma das duas ondas de calor registou-se nos primeiros dias do mês, entre os dias 3 e 10, e afetou grande parte do território, com exceção para o litoral norte e centro, e a outra sentiu-se nos dias 25 e 30 e atingiu as regiões interiores do norte e centro.

O valor médio da quantidade de precipitação em junho foi mais baixo que a média, correspondendo a cerca de 60% do normal, refere o IPMA.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …