2014 poderá ser o ano mais quente de que há registo

SXC

Este ano poderá classificar-se como o mais quente de que há registo, anunciou a OMM, agência meteorológica da ONU, ao fazer o balanço da subida da água dos mares, de secas graves e das cheias desde janeiro.

“O ano de 2014 está em vias de se tornar um dos mais quentes, se não o mais quente, de que há registo”, revelou a Organização Meteorológica Mundial, OMM.

Dados provisórios relativos a 2014 mostram que 14 dos 15 anos mais quentes registados ocorreram todos no século XXI, acrescentou.

“Não há pausas no aquecimento global”, disse o diretor da OMM, Michel Jarraud, em comunicado à imprensa.

“Aquilo a que assistimos em 2014 coincide com aquilo que esperamos de um clima em mudança. Calor que bate recordes combinado com chuvas torrenciais e cheias destruíram meios de subsistência e arruinaram vidas”, sublinhou.

“O que é particularmente incomum e alarmante este ano são as temperaturas elevadas em vastas áreas da superfície oceânica, incluindo no hemisfério norte”, observou.

A média global da temperatura atmosférica sobre a superfície terrestre e marítima entre janeiro e outubro foi cerca de 0,57 graus centígrados acima da média de 14 graus centígrados no período de referência entre 1961-1990 e 0,09 graus centígrados acima da média da década 2004-2013, indicou a OMM.

“Se novembro e dezembro mantiverem a mesma tendência, então 2014 será provavelmente o ano mais quente registado, ultrapassando 2010, 2005 e 1998″, explicou a OMM.

“Isto confirma a subjacente tendência de longo-prazo de aquecimento”, frisou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …