/

2014 poderá ser o ano mais quente de que há registo

SXC

Este ano poderá classificar-se como o mais quente de que há registo, anunciou a OMM, agência meteorológica da ONU, ao fazer o balanço da subida da água dos mares, de secas graves e das cheias desde janeiro.

“O ano de 2014 está em vias de se tornar um dos mais quentes, se não o mais quente, de que há registo”, revelou a Organização Meteorológica Mundial, OMM.

Dados provisórios relativos a 2014 mostram que 14 dos 15 anos mais quentes registados ocorreram todos no século XXI, acrescentou.

“Não há pausas no aquecimento global”, disse o diretor da OMM, Michel Jarraud, em comunicado à imprensa.

“Aquilo a que assistimos em 2014 coincide com aquilo que esperamos de um clima em mudança. Calor que bate recordes combinado com chuvas torrenciais e cheias destruíram meios de subsistência e arruinaram vidas”, sublinhou.

“O que é particularmente incomum e alarmante este ano são as temperaturas elevadas em vastas áreas da superfície oceânica, incluindo no hemisfério norte”, observou.

A média global da temperatura atmosférica sobre a superfície terrestre e marítima entre janeiro e outubro foi cerca de 0,57 graus centígrados acima da média de 14 graus centígrados no período de referência entre 1961-1990 e 0,09 graus centígrados acima da média da década 2004-2013, indicou a OMM.

“Se novembro e dezembro mantiverem a mesma tendência, então 2014 será provavelmente o ano mais quente registado, ultrapassando 2010, 2005 e 1998″, explicou a OMM.

“Isto confirma a subjacente tendência de longo-prazo de aquecimento”, frisou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.