A Volvo desenvolveu agora uma tecnologia de segurança — sistema pioneiro no mundo de radares interiores para automóveis, que dá sinal se por exemplo, alguma criança ou animal, ficou dentro do carro trancado.
Ao longos dos anos a Volvo introduziu várias características importantes de segurança nos seus veículos.
Incluindo os primeiros cintos de segurança de três lugares nos bancos de trás em 1959.
A Engadget avançou que esta tecnologia vai ser estreada no próximo lançamento da empresa — SUV elétrico EX90. Este novo modelo que virá equipado com a nova tecnologia irá ser revelado dia 9 de novembro.
O novo sistema de radar da Volvo foi concebido para monitorizar tanto a cabine como a bagageira de um veículo, a fim de evitar que o carro fique trancado enquanto alguém ainda está no interior. A ideia é evitar situações em que animais de estimação ou crianças possam ficar acidentalmente presos dentro de um automóvel num dia quente, o veículo irá avisar se reconhecer que ainda há passageiros no interior quando está fechado às chaves. Além disso, o controlo climático do automóvel também pode ser definido para permanecer ligado se for detetado um passageiro, diminuindo ainda mais o risco de insolação.
Embora a ideia de deixar um animal de estimação ou criança dentro de um carro num dia quente seja inimaginável para a maioria das pessoas, a verdade é que pode acontecer a qualquer um. Num comunicado de imprensa, a Volvo citou estatísticas dos EUA onde mais de 900 crianças morreram tragicamente devido a hipertermia desde 1998.
Especialista técnica sénior da Volvo, Lotta Jakobsson, diz: “Ninguém escolhe estar distraído ou cansado, mas sabemos que isso pode acontecer. Somos todos humanos e a distração é um facto da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, apoiá-lo-emos quando não estiver no seu melhor e ajudá-lo-emos a evitar deixar membros da família ou animais de estimação para trás por acidente”.
A fim de cobrir o máximo possível o interior do EX90, a Volvo diz que utilizará vários vários radares posicionados na cabine superior do automóvel, lâmpadas montadas no tejadilho e na bagageira que podem detetar movimentos “sub-milimétricos”.
Até que o EX90 seja oficialmente revelado, não é possível saber mais pormenores desta nova tecnologia de segurança. Mas dado que a nova característica virá de série no próximo veículo elétrico da empresa, espera-se ver sistemas semelhantes tornarem-se equipamento básico em mais automóveis e marcas no futuro.
Isto num mundo de idiotas e tótós, vai ser de uma utilidade incrível! Será que são esses os condutores de Volvos?