Presidente da Estradas de Portugal diz que pórticos nas autoestradas foram um erro

5

Florida Turnpike / Flickr

O novo presidente da EP/Refer, António Ramalho, considerou ter sido um erro a introdução do sistema de pórticos nas autoestradas, por ser contraditório com a Via Verde, e defendeu que é preciso encontrar um novo modelo, “sem pressas”, que facilite a exploração comercial.

“Portugal orgulhava-se há 10 anos de ter o melhor o sistema de portagens do mundo, a Via Verde, referido como grande sistema de inovação, e o sistema de portagens que colocou como os pórticos, é contraditório com modelo da via verde e destrutivo do ponto de vista do marketing”, disse.

António Ramalho falava aos jornalistas durante uma visita às obras de eletrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro, quando confrontado com os custos das portagens nas autoestradas, nomeadamente na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso.

Segundo o presidente da EP/Refer, enquanto com o sistema Via Verde existe o conceito de viagem, em que o utilizador quando entra na A1, ao chegar ao destino sabe quanto pagou, nas autoestradas com pórticos tem um sistema de pagamentos pontuais, por cada um dos sítios onde passa.

“Não é bom que continue assim. Isto do ponto de vista de marketing da via é destrutivo porque posso ter uma política comercial de descontos, que não é praticável com os pórticos”, comentou.

António Ramalho disse haver “uma enorme preocupação em encontrar um novo modelo”, mas não ser desejável “cometer outra vez o lapso de, por haver muita pressa, escolher-se o modelo errado”.

O presidente da EP/Refer considera “mais interessante no futuro”, pensar em conceitos comerciais na utilização de portagens, como conceder descontos conforme o número de viagens, do que prolongar o debate se as portagens são ou não um elemento dissuasor para os automobilistas, porque “o conceito de utilizador pagador é um conceito definitivo”.

/Lusa

5 Comments

  1. Mas quais colarinhos?

    Temos alguns politicos sim, e então aqueles que foram responsaveis declaradamente por milhões em fraude, caso bpn bpp bes quantos é que estão engavetados, não façam pouco da minha inteligencia.
    A corrupção e o saque está bem instalada e para durar

    • Ninguém faz tão pouco ou insulta tanto a tua inteligência, como tu mesmo!…

      Ora lê com atenção para evitares que te chamem nomes.
      O comentário começa e acaba assim: Erro………… A COMEÇAR……..brancos .

      Compreendeste ali no meio da frase onde está a essência do comentário ou achas que ainda faz falta um croquis?!

  2. Ora meu caro Cão danado
    Parece que te sentiste incomodado com a alusão às burlas e desfalques dos banqueiros que tanto dinheiro me custaram. presumo então que tambem te sentes atingido na tua condição de bandido economico, quem sabe a vicer de subsidios de integração e outras coisas que voces inventaram para ganharem mais a beber cervejas do que quem trabalha. Por isso continuo a dizer para cães danados, raivosos só há um destino, eutanasia, mas como isso ainda por cima pode custar dinheiro ao contribuinte alem do que já chularam o suicidio seria uma boa opção e muita gente inteligente mas desprovida da vossa esperteza ficaria feliz.
    Quanto aos insultos, vozes de burro nunca chegaram ao céu.
    Fico por aqui porque tenho que ir descansar para que amanhã esteja apto a trabalhar para pagar mais impostos para sustentar uns quantos parasitas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.