Sucessor de Lucília Gago foi diretor do DCIAP. Em dia de dupla nomeação, Filipa Urbano Calvão é a nova presidente do Tribunal de Contas.
O mistério que durava há meses foi desvendado: Amadeu Guerra é o novo Procurador-Geral da República (PGR).
O anúncio foi dado nesta sexta-feira pelo site da presidência da República, após proposta do Governo.
Amadeu Gerra tem 69 anos e foi procurador distrital de Lisboa e diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Jubilou-se há quatro anos, depois de ter estado no Ministério Público durante mais de 40 anos.
O Sapo24 lembra que o novo PGR liderou a investigação de processos como Operação Marquês, Operação Fizz e Vistos Gold.
Antes de Lucília Gago, os anteriores titulares do cargo de procurador-geral da República foram: Joana Marques Vidal, Pinto Monteiro, Souto de Moura, Cunha Rodrigues , Arala Chaves e Pinheiro Farinha.
Tribunal de Contas
No mesmo comunicado, o Presidente da República anuncia que Filipa Urbano Calvão é a nova presidente do Tribunal de Contas.
Filipa foi presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados até ao ano passado. Desde aí passou a integrar a sociedade de advogados Sérvulo, no departamento de Direito Público, detalha o ECO.
A sucessora de José Tavares é doutorada e mestre em Direito, com especialização em Ciências Jurídico-Políticas.
As duas tomadas de posse serão no dia 12 de outubro.
ZAP // Lusa
O Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, e o Sr.º Primeiro-Ministro, Luís Esteves, têm de dizer quais foram os critérios que determinaram esta nomeação.