Cientistas descobrem novo perigo associado ao consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode desencadear uma mudança genética de longa duração que resulta numa maior dependência, concluiu uma nova investigação levada a cabo pela American Rutgers University, nos Estados Unidos.

“Descobrimos que as pessoas que bebem muito podem estar a mudar o seu DNA de uma forma que as faz querer consumir mais álcool”, disse o professor Dipak K. Sarkar, autor principal do estudo e diretor do Programa Endócrino do Departamento de Ciências Animais do Universidade Rutger, em Nova Jérsia.

A investigação, publicada esta semana na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, nota que a alteração genética pode levar a um círculo vicioso, fazendo com que os consumidores tenham vontade de beber mais.

“[A investigação] pode ajudar a explicar porque é que o alcoolismo é um vício tão poderoso e pode contribuir para o aparecimentos de novas formas de tratamento ou para ajudar a evitar que as pessoas em risco se tornem dependentes”, sustenta.

Os cientistas acreditam que esta descoberta pode, no futuro, ajudar na identificação de biomarcadores – indicadores mensuráveis, como proteínas ou genes modificados – que podem, por sua vez, serem usados para prever eventuais riscos de dependência.

Estudos anteriores sugeriam já influências genéticas, dando conta de uma possível influência entre os cérebros e a forma como estes respondem às qualidades do álcool, tal como nota o portal Science Alert. Na verdade, são já várias as investigações que procuram um vínculo genéticos com a dependência em álcool.

Um outro estudo, publicado no fim de outubro na revista Hepatology, relacionava a dependência do álcool com as condições climáticas, defendendo que quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas com álcool.

A dependência em álcool continua a ser um dos grandes temas em estudo pela comunidade científica. Em Portugal, o consumo tem aumentado, ultrapassando já o valor per capita consumido pelos russos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …