Os portugueses já consomem mais álcool do que os russos

Portugal é um dos países europeus em que o consumo de álcool mais tem aumentado nos últimos anos, advertiu Carina Ferreira Borges, do gabinete regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, num encontro realizado esta quinta-feira em Santo Tirso.

De acordo com os dados da OMS, relativos a 2016 e a que o jornal Público teve acesso, os portugueses ultrapassaram já o valor consumido pelos russos, registando um consumo anual de 12,3 litros per capita.

Segundo o mesmo documento, o consumo nacional anual per capita de álcool puro – a partir dos 15 anos – em Portugal era no ano de 2016 de 12,3 litros por ano (9,8 na região europeia) e de 11,7 na Federação Russa. No topo da lista estava a República da Moldávia, com 15,2 litros per capita.

À margem de um encontro de discussão do grau de implementação do Plano Europeu de Ação para a Redução dos Malefícios Associados ao Consumo de Álcool 2012-2020, a Carina Ferreira Borges defendeu o aumento da taxação e o estabelecimento de um preço mínimo para as bebidas alcoólicas.

Foi graças a medidas deste tipo, nota o matutino, que a Rússia conseguiu diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, apesar de a Escócia ter sido o primeiro país a avançar com o estabelecimento de um preço mínimo, “com muita resistência por parte da indústria das bebidas alcoólicas, e que levou a grandes discussões ao nível dos tribunais”, disse.​

De acordo com um comunicado divulgado no encontro, o número de mortes ligadas ao álcool é elevado entre jovens: “uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos” e “uma em cada cinco mortes entre os 20 e os 24”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contado por uma ucraniana que lá viveu, que me disse que fora de Moscovo a Rússia estava infestada de pobres e alcoólicos. Mas a ser um estudo credível deixa-me preocupado quando saio à rua a pé ou de carro.

  2. devem estar a preparar mais um imposto ou taxa sobre as bebidas alcoolicas ,e malipulam as estatisticas ,provavelmente estao a incluir todas as bebidas alcoolicas vendidas aos turistas que fizeram ferias em portugal ( felizmente cada vez mais somos um destino turistico ) nem os russos na propria terra deles sabem ao certo o consumo de bebidas alcoolicas ! so em moscovo existem centenas de milhares de produçoes caseiras em apartamentos,fora as produzidas por mafias por grosso !

RESPONDER

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …

Trump garante que ganharia a guerra com o Afeganistão numa semana. "O país desaparecia em 10 dias”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira, na Casa Branca, que ganharia a guerra com o Afeganistão, que dura desde 2001, em apenas "uma semana". "Poderia vencer essa guerra numa semana. Só …

Pedrógão. Misericórdias juntam-se a processo sobre reconstrução de casas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai ser assistente no processo crime sobre as irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. O Ministério Público alega que várias entidades foram enganadas por autarcas. Há sensivelmente um …

Oficial: Carrillo deixa Benfica e assina por quatro épocas com Al Hilal

O futebolista internacional peruano, que estava vinculado ao Benfica, foi contratado pelo Al Hilal para as próximas quatro épocas. "O contrato de Andre Carrilo é de quatro anos. A assinatura decorreu no local de estágio da …

Temperaturas de 37ºC, trovoadas e granizo deixam alguns concelhos sob aviso

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, trovoada e granizo. Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Norte …

Espanha em risco de novas eleições. Sánchez falha acordo para formar Governo

Os planos de Pedro Sánchez para formar governo parecem estar a desmoronar-se. O PSOE ainda não chegou a acordo com o Unidas Podemos e a abstenção do PP e do Ciudadanos parece longe de se …