Os portugueses já consomem mais álcool do que os russos

Portugal é um dos países europeus em que o consumo de álcool mais tem aumentado nos últimos anos, advertiu Carina Ferreira Borges, do gabinete regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, num encontro realizado esta quinta-feira em Santo Tirso.

De acordo com os dados da OMS, relativos a 2016 e a que o jornal Público teve acesso, os portugueses ultrapassaram já o valor consumido pelos russos, registando um consumo anual de 12,3 litros per capita.

Segundo o mesmo documento, o consumo nacional anual per capita de álcool puro – a partir dos 15 anos – em Portugal era no ano de 2016 de 12,3 litros por ano (9,8 na região europeia) e de 11,7 na Federação Russa. No topo da lista estava a República da Moldávia, com 15,2 litros per capita.

À margem de um encontro de discussão do grau de implementação do Plano Europeu de Ação para a Redução dos Malefícios Associados ao Consumo de Álcool 2012-2020, a Carina Ferreira Borges defendeu o aumento da taxação e o estabelecimento de um preço mínimo para as bebidas alcoólicas.

Foi graças a medidas deste tipo, nota o matutino, que a Rússia conseguiu diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, apesar de a Escócia ter sido o primeiro país a avançar com o estabelecimento de um preço mínimo, “com muita resistência por parte da indústria das bebidas alcoólicas, e que levou a grandes discussões ao nível dos tribunais”, disse.​

De acordo com um comunicado divulgado no encontro, o número de mortes ligadas ao álcool é elevado entre jovens: “uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos” e “uma em cada cinco mortes entre os 20 e os 24”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contado por uma ucraniana que lá viveu, que me disse que fora de Moscovo a Rússia estava infestada de pobres e alcoólicos. Mas a ser um estudo credível deixa-me preocupado quando saio à rua a pé ou de carro.

  2. devem estar a preparar mais um imposto ou taxa sobre as bebidas alcoolicas ,e malipulam as estatisticas ,provavelmente estao a incluir todas as bebidas alcoolicas vendidas aos turistas que fizeram ferias em portugal ( felizmente cada vez mais somos um destino turistico ) nem os russos na propria terra deles sabem ao certo o consumo de bebidas alcoolicas ! so em moscovo existem centenas de milhares de produçoes caseiras em apartamentos,fora as produzidas por mafias por grosso !

RESPONDER

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …