Os portugueses já consomem mais álcool do que os russos

Portugal é um dos países europeus em que o consumo de álcool mais tem aumentado nos últimos anos, advertiu Carina Ferreira Borges, do gabinete regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, num encontro realizado esta quinta-feira em Santo Tirso.

De acordo com os dados da OMS, relativos a 2016 e a que o jornal Público teve acesso, os portugueses ultrapassaram já o valor consumido pelos russos, registando um consumo anual de 12,3 litros per capita.

Segundo o mesmo documento, o consumo nacional anual per capita de álcool puro – a partir dos 15 anos – em Portugal era no ano de 2016 de 12,3 litros por ano (9,8 na região europeia) e de 11,7 na Federação Russa. No topo da lista estava a República da Moldávia, com 15,2 litros per capita.

À margem de um encontro de discussão do grau de implementação do Plano Europeu de Ação para a Redução dos Malefícios Associados ao Consumo de Álcool 2012-2020, a Carina Ferreira Borges defendeu o aumento da taxação e o estabelecimento de um preço mínimo para as bebidas alcoólicas.

Foi graças a medidas deste tipo, nota o matutino, que a Rússia conseguiu diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, apesar de a Escócia ter sido o primeiro país a avançar com o estabelecimento de um preço mínimo, “com muita resistência por parte da indústria das bebidas alcoólicas, e que levou a grandes discussões ao nível dos tribunais”, disse.​

De acordo com um comunicado divulgado no encontro, o número de mortes ligadas ao álcool é elevado entre jovens: “uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos” e “uma em cada cinco mortes entre os 20 e os 24”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contado por uma ucraniana que lá viveu, que me disse que fora de Moscovo a Rússia estava infestada de pobres e alcoólicos. Mas a ser um estudo credível deixa-me preocupado quando saio à rua a pé ou de carro.

  2. devem estar a preparar mais um imposto ou taxa sobre as bebidas alcoolicas ,e malipulam as estatisticas ,provavelmente estao a incluir todas as bebidas alcoolicas vendidas aos turistas que fizeram ferias em portugal ( felizmente cada vez mais somos um destino turistico ) nem os russos na propria terra deles sabem ao certo o consumo de bebidas alcoolicas ! so em moscovo existem centenas de milhares de produçoes caseiras em apartamentos,fora as produzidas por mafias por grosso !

RESPONDER

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …