Os portugueses já consomem mais álcool do que os russos

Portugal é um dos países europeus em que o consumo de álcool mais tem aumentado nos últimos anos, advertiu Carina Ferreira Borges, do gabinete regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, num encontro realizado esta quinta-feira em Santo Tirso.

De acordo com os dados da OMS, relativos a 2016 e a que o jornal Público teve acesso, os portugueses ultrapassaram já o valor consumido pelos russos, registando um consumo anual de 12,3 litros per capita.

Segundo o mesmo documento, o consumo nacional anual per capita de álcool puro – a partir dos 15 anos – em Portugal era no ano de 2016 de 12,3 litros por ano (9,8 na região europeia) e de 11,7 na Federação Russa. No topo da lista estava a República da Moldávia, com 15,2 litros per capita.

À margem de um encontro de discussão do grau de implementação do Plano Europeu de Ação para a Redução dos Malefícios Associados ao Consumo de Álcool 2012-2020, a Carina Ferreira Borges defendeu o aumento da taxação e o estabelecimento de um preço mínimo para as bebidas alcoólicas.

Foi graças a medidas deste tipo, nota o matutino, que a Rússia conseguiu diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, apesar de a Escócia ter sido o primeiro país a avançar com o estabelecimento de um preço mínimo, “com muita resistência por parte da indústria das bebidas alcoólicas, e que levou a grandes discussões ao nível dos tribunais”, disse.​

De acordo com um comunicado divulgado no encontro, o número de mortes ligadas ao álcool é elevado entre jovens: “uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos” e “uma em cada cinco mortes entre os 20 e os 24”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contado por uma ucraniana que lá viveu, que me disse que fora de Moscovo a Rússia estava infestada de pobres e alcoólicos. Mas a ser um estudo credível deixa-me preocupado quando saio à rua a pé ou de carro.

  2. devem estar a preparar mais um imposto ou taxa sobre as bebidas alcoolicas ,e malipulam as estatisticas ,provavelmente estao a incluir todas as bebidas alcoolicas vendidas aos turistas que fizeram ferias em portugal ( felizmente cada vez mais somos um destino turistico ) nem os russos na propria terra deles sabem ao certo o consumo de bebidas alcoolicas ! so em moscovo existem centenas de milhares de produçoes caseiras em apartamentos,fora as produzidas por mafias por grosso !

RESPONDER

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …