Os portugueses já consomem mais álcool do que os russos

Portugal é um dos países europeus em que o consumo de álcool mais tem aumentado nos últimos anos, advertiu Carina Ferreira Borges, do gabinete regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, num encontro realizado esta quinta-feira em Santo Tirso.

De acordo com os dados da OMS, relativos a 2016 e a que o jornal Público teve acesso, os portugueses ultrapassaram já o valor consumido pelos russos, registando um consumo anual de 12,3 litros per capita.

Segundo o mesmo documento, o consumo nacional anual per capita de álcool puro – a partir dos 15 anos – em Portugal era no ano de 2016 de 12,3 litros por ano (9,8 na região europeia) e de 11,7 na Federação Russa. No topo da lista estava a República da Moldávia, com 15,2 litros per capita.

À margem de um encontro de discussão do grau de implementação do Plano Europeu de Ação para a Redução dos Malefícios Associados ao Consumo de Álcool 2012-2020, a Carina Ferreira Borges defendeu o aumento da taxação e o estabelecimento de um preço mínimo para as bebidas alcoólicas.

Foi graças a medidas deste tipo, nota o matutino, que a Rússia conseguiu diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, apesar de a Escócia ter sido o primeiro país a avançar com o estabelecimento de um preço mínimo, “com muita resistência por parte da indústria das bebidas alcoólicas, e que levou a grandes discussões ao nível dos tribunais”, disse.​

De acordo com um comunicado divulgado no encontro, o número de mortes ligadas ao álcool é elevado entre jovens: “uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos” e “uma em cada cinco mortes entre os 20 e os 24”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contado por uma ucraniana que lá viveu, que me disse que fora de Moscovo a Rússia estava infestada de pobres e alcoólicos. Mas a ser um estudo credível deixa-me preocupado quando saio à rua a pé ou de carro.

  2. devem estar a preparar mais um imposto ou taxa sobre as bebidas alcoolicas ,e malipulam as estatisticas ,provavelmente estao a incluir todas as bebidas alcoolicas vendidas aos turistas que fizeram ferias em portugal ( felizmente cada vez mais somos um destino turistico ) nem os russos na propria terra deles sabem ao certo o consumo de bebidas alcoolicas ! so em moscovo existem centenas de milhares de produçoes caseiras em apartamentos,fora as produzidas por mafias por grosso !

RESPONDER

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …