Novo mosquito invasor vindo da Ásia pode chegar a Portugal. Está em expansão acelerada em Espanha

Há um novo mosquito invasor que veio da Ásia a instalar-se na Península Ibérica. O Aedes japonicus está em expansão acelerada em Espanha e já terá chegado à Galiza, na fronteira com Portugal. Especialistas espanhóis consideram que é “impossível” erradicá-lo.

O Aedes japonicus é a segunda espécie deste tipo de mosquitos que se está a instalar na Península Ibérica. A primeira foi a “tigre” que já se tornou habitual no Verão, especialmente no litoral mediterrânico.

O novo mosquito invasor, proveniente do Leste asiático, está numa “expansão imparável” em Espanha, como reporta o El País, citando entomólogos do Ministério da Saúde espanhol que consideram que é “impossível erradicar o Aedes japonicus.

Foi identificado pela primeira vez na Península Ibérica em 2018, na região das Astúrias, e está também implantado na Cantábria. Mas já terá chegado à Galiza, segundo o El País.

Nos próximos anos, deve expandir-se “em forma de mancha de azeite” até Castela e Leão, na fronteira com Trás-os-Montes, País Basco e Navarra, prevê o professor Javier Lucientes da Universidade de Saragoça e responsável pelo projecto de vigilância entomológica do Ministério da Saúde, em declarações divulgadas pelo jornal espanhol.

Em 2018, aquando dos primeiros avistamentos do insecto, as autoridades portuguesas garantiram que não tinham sido detectados em território português.

“É tarde para o erradicar”

Em Espanha, está previsto um estudo de campo para avaliar o grau de expansão nas Astúrias e na Cantábria. Mas para Lucientes é certo que “é tarde para o erradicar”.

“Erradicá-los, como já se demonstrou noutros países da Europa, é muito difícil“, explica o investigador Frederic Bartumeus do Centro de Estudos Avançados de Blanes (CEAB-CSIC) ao El País.

Este mosquito “foi identificado na Suíça em 2008 e investigações posteriores revelaram que tinha colonizado uma zona de 1.400 quilómetros quadrados”, aponta um relatório de 2018 do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias citado pelo jornal.

Espalhou-se a nível global graças ao comércio internacional de pneus usados, já que põe as larvas na água e em superfícies secas que possam acumular água.

“A forma de um pneu permite que se chover, concentre água no seu interior seja qual for a sua posição. É então que nascem as larvas”, refere Lucientes.

Gostam especialmente de bebedouros para animais e são “mais discretos do que o tigre porque evitam os espaços urbanos e preferem os pastos com erva”, mas têm “um potencial de disseminação ainda maior”, sublinha Lucientes no El País.

O professor nota que o Aedes japonicusse adapta melhor a temperaturas invernais“, além de poder procriar “numa ampla gama de habitats aquáticos, incluindo charcos, pneus, baldes de leite, cubos”.

Assim, “é vital controlar os lugares de reprodução” para evitar a sua expansão, como aponta ainda Lucientes.

Risco “muito baixo” para os humanos

Há cinco espécies de mosquitos invasores Aedes presentes na Europa, mas nenhuma delas é o Aedes aegypti que transmite a febre amarela.

O Aedes japonicus apresenta poucos riscos para os humanos, já que o risco de transmissão de doenças é “muito baixo”, segundo o Ministério da Saúde espanhol que admite, porém, que pode ser um vector do dengue e da febre chikungunya.

“Num cenário de distribuição ampla com afectação urbana, não pode descartar-se a transmissão autóctona de doenças“, salienta ainda Lucientes.

Este novo mosquito é também um vector importante do vírus do Nilo Ocidental que afecta o sistema nervoso de aves e cavalos, segundo o professor.

Nas pessoas pode causar sintomas como uma gripe de verão e algumas podem sofrer problemas de encefalites”, conclui Lucientes.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …

"O fecho das escolas resultou". Número de portugueses em casa aumentou para 50%

O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50% na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje. Em comunicado, a empresa PSE, que tem …

Governo quer que coimas nos casos de incumprimento sejam cobradas de imediato

O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras de confinamento e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios …

Estado indiano muda nome da fruta-dragão. Soava demasiado chinês

As autoridades do estado indiano de Gujarat decidiram mudar o nome da popular pitaia, conhecida como fruta-dragão, que a partir de agora será chamada de "kamalam", que significa "flor de lótus" em sânscrito. De acordo com …

Hospital S.João com taxas de ocupação de 85% a 95%. Profissionais tomam hoje a 2º dose da vacina

O Hospital de São João, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 85% e os 95%, revelou hoje o conselho de administração que descreveu um “panorama exigente e complexo”, mas “estável” apesar …