Novo ministro estranha acordo do PS com “trotskistas” e “marxistas-leninistas”

Tiago Petinga / Lusa

O novo ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Costa Neves

O novo ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Costa Neves

O novo ministro dos Assuntos Parlamentares estranhou esta terça-feira um eventual acordo de alternativa governativa entre o PS e “uma esquerda radical, que se afirma trotskista e marxista-leninista”, acrescentando que esse executivo, a ser formado, não terá legitimidade.

Carlos Costa Neves, que protagonizou uma ronda pelas diversas bancadas parlamentares em São Bento, reiterou que a coligação PSD/CDS-PP mantém a abertura para entendimentos com os socialistas em diversas matérias, as denominadas “pontes”.

O ministro esclareceu no entanto que “não estão abertas negociações formais, nem formadas delegações”, embora tenha aproveitado para “reafirmar” que sociais-democratas e democratas-cristãos estão “prontos a conversar”.

Acho estranha a negociação, a expectativa de que algum acordo seja possível, acho estranho que as coisas continuem. Para mim, o Governo está legitimado de várias formas – pelo voto popular, pela decisão do Presidente da República – e isto não são brincadeiras”, disse o ministro”.

“Na sexta-feira, cerca de 50 membros tomaram posse, são o Governo de Portugal e eu tenho muita dificuldade em perceber como é que pode haver um entendimento entre o PS e uma esquerda radical”, acrescentou.

Segundo Costa Neves, aquela “esquerda radical” afirma-se “trotskista” e “marxista-leninista”, bem como “contra o euro, o Tratado Orçamental”, além de se equiparar “à Grécia, o único país dos 28 que tem dentro de si, no Governo, partidos contra o Tratado Orçamental e o euro”.

“Qualquer outro Governo, que não este, não tem legitimidade“, defendeu Costa Neves.

“Um Governo que mistura dentro de si forças antieuropeias, anti-NATO, anti-atlantistas, que fizeram manifestações contra a NATO, que votaram contra opções importantes ao nível do euro, não vai ao encontro daquilo que são os compromissos de Portugal e o voto dos portugueses, maioritariamente em forças políticas comprometidas com o projecto europeu e o euro”, concluiu o ministro.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …