Novo “mini” elétrico vai ser o carro mais barato da Volkswagen

Volkswagen

Primeira “pista” do novo modelo elétrico de entrada da Volkswagen.

Elétrico ainda mais barato do que o ID.2all, o ID.1, foi confirmado esta semana pela fabricante alemã: “assumimos um compromisso e estamos a cumprir a nova promessa da marca: mobilidade elétrica para todos”.

A Volkswagen partilhou esta quinta-feira novos planos para o futuro da sua marca, ao anunciar um veículo elétrico de entrada de gama com um preço de aproximadamente 20.000 euros.

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, delineou a estratégia da empresa para liderar a era elétrica, enfatizando que a fábrica de Wolfsburg continuará a ser um centro de inovação para a marca.

Vamos avançar. Vamos atacar. Hoje, em Wolfsburg, demos a primeira prévia de um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo. Assumimos um compromisso e estamos a cumprir a nova promessa da marca: mobilidade elétrica para todos”, celebrou Schäfer.

A novidade elétrica é ainda mais barata do que a versão de produção do ID.2all, que deverá estrear-se em 2026 com um preço inicial inferior a 25.000 euros.

“Um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e rentável, da Europa para a Europa – é a Liga dos Campeões da engenharia automóvel!”, disse o CEO, citado em comunicado da empresa.

O novo modelo elétrico, que deverá chamar-se ID.1, deverá ser apresentado oficialmente em março e chegar em 2027 aos mercados.

A VW planeou inicialmente desenvolver o ID.1 com a Renault, mas as duas empresas separaram-se no ano passado. A Renault já apresentou entretanto o seu próprio veículo citadino elétrico de 20.000 euros, o renascido Twingo, que deverá estar à venda em 2026.

Desde o lançamento de sua família de produtos ID. em 2019, a Volkswagen vendeu mais de 1,35 milhão de veículos ID em todo o mundo, incluindo cerca de 500.000 unidades do ID.3. Só no ano passado, as vendas totais de veículos elétricos da marca atingiram 383 100 unidades.

Uma parte central da estratégia da Volkswagen é o desenvolvimento da nova Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP), que permitirá a produção de veículos elétricos da próxima geração.

O acordo “Volkswagen do Futuro” da alemã, assinado em dezembro, estabelece o cenário para que a marca se torne líder mundial em mobilidade sustentável até 2030, diz a empresa, que definiu um plano em três fases: “Catch Up”, otimizando as estruturas de custos, “Attack”, com o lançamento de nove novos modelos até 2027, e “Lead”, com novos padrões tecnológicos para o fabrico em série no sector dos veículos elétricos.

ZAP //

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