Novo método neutraliza o SARS-CoV-2 em apenas um segundo

Um novo sistema experimental mostra que a exposição do SARS-CoV-2 a uma temperatura muito alta, mesmo se aplicada por menos de um segundo, pode ser suficiente para neutralizar o vírus de forma a que este não possa infetar mais ninguém.

Que o calor pode neutralizar a covid-19 já tinha sido provado em pesquisas anteriores. Agora, o novo estudo, publicado no jornal Biotechnology and Bioengineering em fevereiro, mostra que o fenómeno pode acontecer em tempo recorde, ou seja, em menos de segundo.

Arum Han, professor do departamento de engenharia elétrica e de computação da Texas A&M University, e a sua equipa demonstraram que o tratamento térmico em menos de um segundo inativa completamente o coronavírus – fornecendo uma possível solução para mitigar a disseminação contínua da covid-19, particularmente através da transmissão aerotransportada de longo alcance.

O processo funciona com o aquecimento de uma secção de um tubo de aço inoxidável, através do qual os investigadores executam a solução que contém o coronavírus, a uma temperatura alta e, em seguida, arrefecem a secção imediatamente.

Esta configuração experimental permite que o coronavírus, que atravessa o tubo, seja aquecido apenas por um curto período de tempo. Através desse processo térmico rápido, a equipa descobriu que o vírus foi completamente neutralizado num tempo significativamente menor do que se pensava ser possível.

Han afirma que se a solução for aquecida a quase 72ºC por cerca de meio segundo, pode reduzir a carga viral do vírus em 100.000 vezes, o que é o suficiente para o neutralizar e impedir a sua transmissão. “O impacto potencial é enorme”, observa o cientista.

Este tratamento térmico não só representa uma solução mais eficiente e prática para impedir a propagação de covid-19 pelo ar, como também permite a implementação deste método em sistemas como aquecimentos centrais ou ar condicionado.

Também pode ser aplicado na gestão de outros vírus, como o da gripe, que também se espalha pelo ar, escreve o Futurity.

A equipa espera que este método de inativação por calor possa ser amplamente aplicado e que possa vir a ter um verdadeiro impacto global.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já no tempo da pneumónica, há cem anos, se verificou que os pacientes cujas camas fossem colocadas ao sol recuperavam mais depressa. Pode ser o efeito do calor, ou da vitamina D.

  2. Já no tempo da pneumónica, há cem anos, se constatou que os pacientes cujas camas fossem colocadas ao sol recuperavam mais depressa. Pode ser o efeito da vitamina D, mas pode também ser o efeito do calor.

RESPONDER

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …