Novo método neutraliza o SARS-CoV-2 em apenas um segundo

Um novo sistema experimental mostra que a exposição do SARS-CoV-2 a uma temperatura muito alta, mesmo se aplicada por menos de um segundo, pode ser suficiente para neutralizar o vírus de forma a que este não possa infetar mais ninguém.

Que o calor pode neutralizar a covid-19 já tinha sido provado em pesquisas anteriores. Agora, o novo estudo, publicado no jornal Biotechnology and Bioengineering em fevereiro, mostra que o fenómeno pode acontecer em tempo recorde, ou seja, em menos de segundo.

Arum Han, professor do departamento de engenharia elétrica e de computação da Texas A&M University, e a sua equipa demonstraram que o tratamento térmico em menos de um segundo inativa completamente o coronavírus – fornecendo uma possível solução para mitigar a disseminação contínua da covid-19, particularmente através da transmissão aerotransportada de longo alcance.

O processo funciona com o aquecimento de uma secção de um tubo de aço inoxidável, através do qual os investigadores executam a solução que contém o coronavírus, a uma temperatura alta e, em seguida, arrefecem a secção imediatamente.

Esta configuração experimental permite que o coronavírus, que atravessa o tubo, seja aquecido apenas por um curto período de tempo. Através desse processo térmico rápido, a equipa descobriu que o vírus foi completamente neutralizado num tempo significativamente menor do que se pensava ser possível.

Han afirma que se a solução for aquecida a quase 72ºC por cerca de meio segundo, pode reduzir a carga viral do vírus em 100.000 vezes, o que é o suficiente para o neutralizar e impedir a sua transmissão. “O impacto potencial é enorme”, observa o cientista.

Este tratamento térmico não só representa uma solução mais eficiente e prática para impedir a propagação de covid-19 pelo ar, como também permite a implementação deste método em sistemas como aquecimentos centrais ou ar condicionado.

Também pode ser aplicado na gestão de outros vírus, como o da gripe, que também se espalha pelo ar, escreve o Futurity.

A equipa espera que este método de inativação por calor possa ser amplamente aplicado e que possa vir a ter um verdadeiro impacto global.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já no tempo da pneumónica, há cem anos, se verificou que os pacientes cujas camas fossem colocadas ao sol recuperavam mais depressa. Pode ser o efeito do calor, ou da vitamina D.

  2. Já no tempo da pneumónica, há cem anos, se constatou que os pacientes cujas camas fossem colocadas ao sol recuperavam mais depressa. Pode ser o efeito da vitamina D, mas pode também ser o efeito do calor.

RESPONDER

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …