Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água.

Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico (As), cádmio (Cd) e tálio (Tl) são tóxicos mesmo em concentrações muito baixas. Arsénico, cádmio e cromo hexavalente também são reconhecidos como cancerígenos pela Agência Internacional de Pesquisa do Cancro (IARC) e pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos (NTP).

No artigo científico, publicado recentemente na Food Chemistry, os cientistas descrevem um método simples, rápido e sensível para laboratórios com recursos limitados. Os resultados desta investigação podem melhorar a qualidade dos alimentos, disse o autor principal, Philiswa Nomngongo, da Universidade de Joanesburgo.

“O método é ecológico e está em conformidade com os princípios da química analítica verde”, ou seja, não introduz “poluição secundária”, explicou, citado pelo EurekAlert.

De acordo com a equipa, esta é a primeira vez que um absorvente à base de argila é combinado com um método de extração por ponto de nuvem para uma análise simultânea de vestígios de metais em vegetais e água palatável.

Para realizar este método inovador, os cientistas converteram amostras de vegetais sólidos em forma líquida, o que possibilita a análise direta de metais com um instrumento analítico adequado. A análise direta e simultânea significa que mais amostras de vegetais podem ser analisadas ao mesmo tempo, tornando o processo mais rápido.

O método utiliza extração por ponto de nuvem assistida por ultrassom e extração de fase micro-sólida dispersiva para pré-concentração de amostras de vegetais e água. As amostras são então analisadas diretamente com espectrometria de emissão ótica de plasma acoplado indutivamente.

Se “comprarmos legumes às oito da manhã, temos os resultados da análise por volta das 13h”, afirmou Nomngongo.

Normalmente, os laboratórios não conseguem medir diretamente alguns vestígios de metais nos alimentos por se tratarem de doses muito baixas. Além disso, os vegetais são muito complexos para analisar elementos químicos com precisão.

Esta nova investigação, que traz à tona um novo método, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das comunidades que dependem das fontes de água e de alimentos estudadas. “Os resultados também podem ajudar o Governo sul-africano e as agências de proteção ambiental a definir e a fazer cumprir os regulamentos de qualidade da água”, acrescentou o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …