Novo mapa revela a extensão da antiga cidade de Pérgamo, “a segunda Atenas”

German Archaeological Institute

Uma equipa de investigadores criou um mapa digital detalhado da antiga cidade de Pérgamo, que tinha como objetivo tornar-se “uma segunda Atenas”.

Pérgamo, hoje conhecida por Bergama, foi uma antiga cidade rica e poderosa na Eólia, uma região histórica da Grécia Antiga. Está localizada naquilo que é hoje território turco, a 26 quilómetros da costa do mar Egeu.

Um novo mapa digital publicado no site iDAI.geoserver, tem como objetivo mostrar o culminar de uma investigação realizada nos últimos 30 anos. A cartografia revela a verdadeira extensão dos monumentos da cidade.

Durante o período helenístico, tornou-se a capital do Reino de Pérgamo sob a dinastia Atálida, que a transformou num dos principais centros culturais do mundo grego. Foi lar de várias figuras notáveis como Epígono (escultor), Bitão (escritor e engenheiro), Hegésino (filósofo), Apolodoro (mestre do imperador romano Augusto) e Antipas (mártir e santo cristão).

De acordo com o HeritageDaily, Pérgamo atingiu o seu auge em 188 a.C., cobrindo uma área de 89 hectares. O objetivo era criar uma segunda Atenas, com uma acrópole, a Biblioteca de Pérgamo, vários templos e um grande teatro que podia acomodar até 10 mil espectadores.

Após a morte de Átalo III, o último rei da dinastia Atálida, a cidade foi presenteada a Roma, levando às denominadas Guerras Mitridáticas. Este foi um conflito de três guerras contra a expansão da hegemonia da República Romana sobre o mundo grego.

Para Pérgamo, estas guerras resultaram na perda do seu estatuto de cidade livre, com os habitantes a serem forçados a fazer tributos e fornecer tropas ao exército romano. Ainda assim, um ambicioso programa de obras públicas levado a cabo pelos romanos fez com que a cidade continuasse a prosperar.

Durante a crise do século III, um período em que o Império Romano quase entrou em colapso, a cidade entrou em declínio e foi gravemente danificada por um terremoto em 262 d.C.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …