Novo mapa revela a extensão da antiga cidade de Pérgamo, “a segunda Atenas”

German Archaeological Institute

Uma equipa de investigadores criou um mapa digital detalhado da antiga cidade de Pérgamo, que tinha como objetivo tornar-se “uma segunda Atenas”.

Pérgamo, hoje conhecida por Bergama, foi uma antiga cidade rica e poderosa na Eólia, uma região histórica da Grécia Antiga. Está localizada naquilo que é hoje território turco, a 26 quilómetros da costa do mar Egeu.

Um novo mapa digital publicado no site iDAI.geoserver, tem como objetivo mostrar o culminar de uma investigação realizada nos últimos 30 anos. A cartografia revela a verdadeira extensão dos monumentos da cidade.



Durante o período helenístico, tornou-se a capital do Reino de Pérgamo sob a dinastia Atálida, que a transformou num dos principais centros culturais do mundo grego. Foi lar de várias figuras notáveis como Epígono (escultor), Bitão (escritor e engenheiro), Hegésino (filósofo), Apolodoro (mestre do imperador romano Augusto) e Antipas (mártir e santo cristão).

De acordo com o HeritageDaily, Pérgamo atingiu o seu auge em 188 a.C., cobrindo uma área de 89 hectares. O objetivo era criar uma segunda Atenas, com uma acrópole, a Biblioteca de Pérgamo, vários templos e um grande teatro que podia acomodar até 10 mil espectadores.

Após a morte de Átalo III, o último rei da dinastia Atálida, a cidade foi presenteada a Roma, levando às denominadas Guerras Mitridáticas. Este foi um conflito de três guerras contra a expansão da hegemonia da República Romana sobre o mundo grego.

Para Pérgamo, estas guerras resultaram na perda do seu estatuto de cidade livre, com os habitantes a serem forçados a fazer tributos e fornecer tropas ao exército romano. Ainda assim, um ambicioso programa de obras públicas levado a cabo pelos romanos fez com que a cidade continuasse a prosperar.

Durante a crise do século III, um período em que o Império Romano quase entrou em colapso, a cidade entrou em declínio e foi gravemente danificada por um terremoto em 262 d.C.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …