Novo leilão solar bate recorde mundial. Vai gerar ganhos de 559 milhões de euros

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O leilão de potência solar bateu um recorde mundial, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Vão ser gerados ganhos de 559 milhões de euros para o sistema elétrico.

O segundo leilão de potência solar realizou-se esta segunda e terça-feira e revelou-se “um sucesso ainda maior” do que o primeiro, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Segundo o Jornal de Negócios, vai gerar ganhos de 559 milhões de euros para o sistema elétrico nos próximos 15 anos.

O valor corresponde a um ganho de cerca de 833 mil euros por cada MW adjudicado, um acréscimo de cerca de 80%.

Este constitui um novo recorde mundial, já que foi possível adjudicar uma potência de 670 megawatts (MW), por um preço médio de 11,14 euros por MWh. Este é um preço inferior aos 14,76 euros por MWh do ano passado.

“Batemos um novo recorde do mundo, que foi conseguido com um leilão transparente, usando mecanismos de mercado, e com uma concorrência muito superior à oferta disponível. Havia 35 concorrentes, o que correspondia a dez vezes mais procura do que oferta, e foram muito mais longe nas licitações”, salientou João Matos Fernandes.

“É tolice pagar eletricidade produzida a partir de fontes renováveis a preço de mercado e sem contrapartidas” para o sistema, disse ainda o governante. “Se fosse essa a política, quem perderia seriam os consumidores”.

A maioria dos 12 lotes a concurso foi adjudicada a projetos com capacidade de armazenamento, em que o produtor vai pagar uma contribuição ao sistema, para produzir e armazenar energia, escreve o Público.

“A modalidade de armazenamento tem duas grandes virtudes: por um lado, sabendo que a produção de energia através de fontes renováveis é, por natureza, intermitentes, é fundamental que Portugal vá fazendo crescer essa capacidade de armazenamento, para ter alguma autonomia. Por outro lado, como existem flutuações de preço, essa capacidade de armazenamento garante que nunca o preço da eletricidade injetada na rede, quando há uma flutuação de mercado, ultrapassa um determinado plafond“, explicou o ministro.

A produtora sul coreana Hanwha Q Cells levou seis lotes, juntando-se à Iberdrola, Endesa, Tag Energy, Enerland e Audax. Os vencedores foram todos estrangeiros, embora houvesse entidades portugueses entre os candidatos. As centrais só deverão entrar em operação em 2024.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …