Novo leilão solar bate recorde mundial. Vai gerar ganhos de 559 milhões de euros

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O leilão de potência solar bateu um recorde mundial, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Vão ser gerados ganhos de 559 milhões de euros para o sistema elétrico.

O segundo leilão de potência solar realizou-se esta segunda e terça-feira e revelou-se “um sucesso ainda maior” do que o primeiro, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Segundo o Jornal de Negócios, vai gerar ganhos de 559 milhões de euros para o sistema elétrico nos próximos 15 anos.

O valor corresponde a um ganho de cerca de 833 mil euros por cada MW adjudicado, um acréscimo de cerca de 80%.

Este constitui um novo recorde mundial, já que foi possível adjudicar uma potência de 670 megawatts (MW), por um preço médio de 11,14 euros por MWh. Este é um preço inferior aos 14,76 euros por MWh do ano passado.

“Batemos um novo recorde do mundo, que foi conseguido com um leilão transparente, usando mecanismos de mercado, e com uma concorrência muito superior à oferta disponível. Havia 35 concorrentes, o que correspondia a dez vezes mais procura do que oferta, e foram muito mais longe nas licitações”, salientou João Matos Fernandes.

“É tolice pagar eletricidade produzida a partir de fontes renováveis a preço de mercado e sem contrapartidas” para o sistema, disse ainda o governante. “Se fosse essa a política, quem perderia seriam os consumidores”.

A maioria dos 12 lotes a concurso foi adjudicada a projetos com capacidade de armazenamento, em que o produtor vai pagar uma contribuição ao sistema, para produzir e armazenar energia, escreve o Público.

“A modalidade de armazenamento tem duas grandes virtudes: por um lado, sabendo que a produção de energia através de fontes renováveis é, por natureza, intermitentes, é fundamental que Portugal vá fazendo crescer essa capacidade de armazenamento, para ter alguma autonomia. Por outro lado, como existem flutuações de preço, essa capacidade de armazenamento garante que nunca o preço da eletricidade injetada na rede, quando há uma flutuação de mercado, ultrapassa um determinado plafond“, explicou o ministro.

A produtora sul coreana Hanwha Q Cells levou seis lotes, juntando-se à Iberdrola, Endesa, Tag Energy, Enerland e Audax. Os vencedores foram todos estrangeiros, embora houvesse entidades portugueses entre os candidatos. As centrais só deverão entrar em operação em 2024.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …