Novo leilão solar bate recorde mundial. Vai gerar ganhos de 559 milhões de euros

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O leilão de potência solar bateu um recorde mundial, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Vão ser gerados ganhos de 559 milhões de euros para o sistema elétrico.

O segundo leilão de potência solar realizou-se esta segunda e terça-feira e revelou-se “um sucesso ainda maior” do que o primeiro, anunciou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Segundo o Jornal de Negócios, vai gerar ganhos de 559 milhões de euros para o sistema elétrico nos próximos 15 anos.

O valor corresponde a um ganho de cerca de 833 mil euros por cada MW adjudicado, um acréscimo de cerca de 80%.

Este constitui um novo recorde mundial, já que foi possível adjudicar uma potência de 670 megawatts (MW), por um preço médio de 11,14 euros por MWh. Este é um preço inferior aos 14,76 euros por MWh do ano passado.

“Batemos um novo recorde do mundo, que foi conseguido com um leilão transparente, usando mecanismos de mercado, e com uma concorrência muito superior à oferta disponível. Havia 35 concorrentes, o que correspondia a dez vezes mais procura do que oferta, e foram muito mais longe nas licitações”, salientou João Matos Fernandes.

“É tolice pagar eletricidade produzida a partir de fontes renováveis a preço de mercado e sem contrapartidas” para o sistema, disse ainda o governante. “Se fosse essa a política, quem perderia seriam os consumidores”.

A maioria dos 12 lotes a concurso foi adjudicada a projetos com capacidade de armazenamento, em que o produtor vai pagar uma contribuição ao sistema, para produzir e armazenar energia, escreve o Público.

“A modalidade de armazenamento tem duas grandes virtudes: por um lado, sabendo que a produção de energia através de fontes renováveis é, por natureza, intermitentes, é fundamental que Portugal vá fazendo crescer essa capacidade de armazenamento, para ter alguma autonomia. Por outro lado, como existem flutuações de preço, essa capacidade de armazenamento garante que nunca o preço da eletricidade injetada na rede, quando há uma flutuação de mercado, ultrapassa um determinado plafond“, explicou o ministro.

A produtora sul coreana Hanwha Q Cells levou seis lotes, juntando-se à Iberdrola, Endesa, Tag Energy, Enerland e Audax. Os vencedores foram todos estrangeiros, embora houvesse entidades portugueses entre os candidatos. As centrais só deverão entrar em operação em 2024.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …