O novo Hummer EV SUV é o maior carro elétrico do mercado (e conta com 482 km de autonomia)

A General Motors apresentou a versão elétrica do modelo SUV Hummer, que deverá chegar ao mercado americano em 2023. O seu preço deverá rondar os 110 mil dólares (cerca de 100 mil euros).

O veículo todo-o-terreno SUV fará parceria com uma versão pick up (de caixa aberta) da mesma marca.

A autonomia do SUV elétrico da Hummer – que descende do modelo da General Motors popularizado, nas suas versões a gasolina, durante a guerra do Golfo – está estimada em 482 quilómetros.

Já a velocidade pode medir-se num poder de aceleração dos 0 aos 10 quilómetros/hora em cerca de 3,5 segundos, dispondo de um motor com 830 cavalos de potência.

O Hummer EV SUV de cinco portas está dotado, como a pick-up, dos sistemas CrabWalk – cuja colocação das quatro rodas no mesmo ângulo permitem ao veículo deslocar-se na diagonal – e Extract Mode – elevação significativa da suspensão – oferecendo também vários assistentes para condução sem mãos ou mudança de faixa.

A nível tecnológico, destaca-se o sistema Ultravision, que monta 18 câmaras no exterior do carro para assistência à condução dentro e fora de estrada.

A pick up da Hummer EV e o SUV estarão entre os primeiros veículos da GM a usar um novo sistema de baterias para veículos elétricos que será a base para dezenas de novos modelos nos próximos anos, segundo a marca.

Contudo, há um ponto menos favorável ao veículo: os modelos a combustão da Hummer podem consumir perto de 20 litros de gasolina por cada 100 quilómetros, o que os coloca entre os maiores poluidores no seu segmento.

No entanto, a General Motors anunciou recentemente que espera produzir apenas veículos com emissões zero até o ano de 2035, escreve o Interesting Engineering.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …