Novo estudo põe em causa relatividade geral de Einstein

(pd) Arthur Sasse

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921 (adaptação da foto de Arthur Sasse)

Um estudo recente sugere que as medições da expansão do universo teoricamente aceites podem estar mais “desviadas” do que, anteriormente, se pensava. As novas conclusões põem em causa a relatividade geral de Einstein.

Um estudo publicado no início de novembro, na Arxiv, levado a cabo por vários investigadores internacionais, revelou um possível (e significativo) desvio – nas medições da expansão do universo, sugerindo que as estimativas teoricamente aceites podem, afinal, estar erradas.

Tal descoberta levanta também a possibilidade de que nem Albert Einstein tenha compreendido completamente a dinâmica do universo.

Para medir a expansão do universo, utiliza-se a Constante de Hubble. No entanto, como explica o El Confidencial, os diferentes métodos para calcular a constante produzem resultados variados, o que é conhecido como “tensão de Hubble”.

Algo que pode estar a pôr em causa a autenticidade das medições é a gravidade do “superaglomerado de Laniakea”, onde se situa o nosso sistema solar.

Uma equipa internacional investigou o possível desvio e descobriu que, ao ignorar a influência gravitacional de Laniakea, a tensão de Hubble é entre 2% e 3% maior do que o estimado anteriormente.

Robert Monjo, investigador da Universidade Complutense de Madrid explicou, citado pelo El Confidencial, que “as galáxias comportam-se como grandes tempestades planetárias – em grande parte impulsionadas pela aceleração fictícia que surge quando mudamos de sistema de referência”.

Se tal teoria for confirmada e a energia e matéria escura forem descartadas na expansão do universo, “o modelo padrão do universo teria de ser reformulado quase do zero”, afirma Robert Monjo.

Tal cenário implica que a relatividade geral de Einstein seja apenas válida à escala local e não a nível cosmológico – o que implicaria uma revisão fundamental na forma como se compreende o universo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.