Novo estudo confirma: a principal causa do cancro é o azar

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Há uma nova pesquisa que confirma que dois terços dos cancros não podem ser prevenidos com melhorias no estilo de vida: devem-se a puro azar genético.

A hereditariedade e os factores ambientais, como o fumo do tabaco e a radiação ultravioleta, têm sido apontados como as principais causas de cancro.

Mas uma nova investigação coordenada por geneticistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, confirma que dois terços das mutações genéticas cancerígenas, que ocorrem no processo de replicação do ADN, se devem a erros ao acaso.

Só os restantes casos é que estão relacionadas com a hereditariedade e com o ambiente, concluem os investigadores, no artigo científico publicado na Science.

Os mesmos investigadores, da Faculdade de Medicina Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, tinham divulgado conclusões semelhantes, num estudo de 2015 que tinha permitido concluir que 2 em cada 3 casos de cancro são azar.

Nesta nova pesquisa, os investigadores Cristian Tomasetti e Bert Vogelstein conseguiram identificar provas novas que reforçam a ideia do azar, com base num modelo matemático e em dados epidemiológicos de grande escala.

“Sabe-se bem que devemos evitar factores ambientais como fumar, para reduzir o risco de cancro; mas é menos sabido que, cada vez que uma célula normal se divide e duplica o seu ADN, para gerar duas células novas, comete múltiplos erros“, explica Tomasetti, em declarações divulgadas pelo jornal El País.

“Esses erros de cópia são uma fonte poderosa de mutações do cancro que, historicamente, se desvalorizou e o nosso trabalho traz a estimativa da fracção de mutações causada por eles”, acrescenta Tomasetti.

Em 2015, as conclusões destes investigadores causaram polémica e muitos médicos sublinharam então que é muito importante continuar a ter cuidados de saúde – nomeadamente com o tabaco, o sol a alimentação, porque o cancro pode ser evitado.

Para os casos de puro azar genético, ganha importância a detecção precoce – um dado que o novo estudo vem reforçar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …