Novo estudo confirma: a principal causa do cancro é o azar

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Há uma nova pesquisa que confirma que dois terços dos cancros não podem ser prevenidos com melhorias no estilo de vida: devem-se a puro azar genético.

A hereditariedade e os factores ambientais, como o fumo do tabaco e a radiação ultravioleta, têm sido apontados como as principais causas de cancro.

Mas uma nova investigação coordenada por geneticistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, confirma que dois terços das mutações genéticas cancerígenas, que ocorrem no processo de replicação do ADN, se devem a erros ao acaso.

Só os restantes casos é que estão relacionadas com a hereditariedade e com o ambiente, concluem os investigadores, no artigo científico publicado na Science.

Os mesmos investigadores, da Faculdade de Medicina Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, tinham divulgado conclusões semelhantes, num estudo de 2015 que tinha permitido concluir que 2 em cada 3 casos de cancro são azar.

Nesta nova pesquisa, os investigadores Cristian Tomasetti e Bert Vogelstein conseguiram identificar provas novas que reforçam a ideia do azar, com base num modelo matemático e em dados epidemiológicos de grande escala.

“Sabe-se bem que devemos evitar factores ambientais como fumar, para reduzir o risco de cancro; mas é menos sabido que, cada vez que uma célula normal se divide e duplica o seu ADN, para gerar duas células novas, comete múltiplos erros“, explica Tomasetti, em declarações divulgadas pelo jornal El País.

“Esses erros de cópia são uma fonte poderosa de mutações do cancro que, historicamente, se desvalorizou e o nosso trabalho traz a estimativa da fracção de mutações causada por eles”, acrescenta Tomasetti.

Em 2015, as conclusões destes investigadores causaram polémica e muitos médicos sublinharam então que é muito importante continuar a ter cuidados de saúde – nomeadamente com o tabaco, o sol a alimentação, porque o cancro pode ser evitado.

Para os casos de puro azar genético, ganha importância a detecção precoce – um dado que o novo estudo vem reforçar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É um título". Candidato liberal a Lisboa justifica declaração sobre nacionalização da TAP

Dias depois de terem sido recuperadas as declarações do candidato à Câmara Municipal de Lisboa pela Iniciativa Liberal sobre a TAP, Miguel Quintas justificou-as através de uma publicações no Facebook. No ano passado, questionado sobre até …

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …