Novo estudo confirma: a principal causa do cancro é o azar

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Há uma nova pesquisa que confirma que dois terços dos cancros não podem ser prevenidos com melhorias no estilo de vida: devem-se a puro azar genético.

A hereditariedade e os factores ambientais, como o fumo do tabaco e a radiação ultravioleta, têm sido apontados como as principais causas de cancro.

Mas uma nova investigação coordenada por geneticistas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, confirma que dois terços das mutações genéticas cancerígenas, que ocorrem no processo de replicação do ADN, se devem a erros ao acaso.

Só os restantes casos é que estão relacionadas com a hereditariedade e com o ambiente, concluem os investigadores, no artigo científico publicado na Science.

Os mesmos investigadores, da Faculdade de Medicina Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, tinham divulgado conclusões semelhantes, num estudo de 2015 que tinha permitido concluir que 2 em cada 3 casos de cancro são azar.

Nesta nova pesquisa, os investigadores Cristian Tomasetti e Bert Vogelstein conseguiram identificar provas novas que reforçam a ideia do azar, com base num modelo matemático e em dados epidemiológicos de grande escala.

“Sabe-se bem que devemos evitar factores ambientais como fumar, para reduzir o risco de cancro; mas é menos sabido que, cada vez que uma célula normal se divide e duplica o seu ADN, para gerar duas células novas, comete múltiplos erros“, explica Tomasetti, em declarações divulgadas pelo jornal El País.

“Esses erros de cópia são uma fonte poderosa de mutações do cancro que, historicamente, se desvalorizou e o nosso trabalho traz a estimativa da fracção de mutações causada por eles”, acrescenta Tomasetti.

Em 2015, as conclusões destes investigadores causaram polémica e muitos médicos sublinharam então que é muito importante continuar a ter cuidados de saúde – nomeadamente com o tabaco, o sol a alimentação, porque o cancro pode ser evitado.

Para os casos de puro azar genético, ganha importância a detecção precoce – um dado que o novo estudo vem reforçar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …