Dois em cada três casos de cancro são azar

O azar, puro e simples, desempenha um papel importante na determinação de quem contrai ou não um cancro, revela um estudo de cientistas da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos.

Uma investigação, liderada pelo professor Bert Vogelstein, do departamento de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade John Hopkins, concluiu que dois terços dos casos de cancro podem ser atribuídos a mutações aleatórias sem qualquer ligação a factores hereditários, ao estilo de vida, ou a hábitos arriscados – como fumar.

Segundo o estudo, publicado esta sexta-feira na revista Science, os principais culpados por muitos dos tipos de cancro mais comuns são mutações aleatórias que se acumulam em várias partes do organismo durante a divisão celular.

Vogelstein e o bio-matemático Cristian Tomasetti, também da John Hopkins, analisaram estatisticamente 31 tipos de cancro, e concluíram que 22 deles, incluindo leucemia e os cancros do pâncreas, do osso, testículo, ovário e cérebro, podiam ser explicados por estas mutações aleatórias.

Joe Rabino / achievement.org

O oncologista Bert Vogelstein

O oncologista Bert Vogelstein

Essencialmente, serão apenas uma questão de azar biológico.

Os restantes 9 tipos de cancro, nomeadamente os do colo do recto, de pele e de pulmão, são influenciados mais fortemente por factores hereditários, ambientais ou comportamentos de risco, como a exposição a produtos carcinogénicos.

“Quando alguém contrai cancro, as pessoas querem logo saber porque aconteceu“, diz Vogelstein, citado pelo Business Insider. “As pessoas sentem necessidade de acreditar que há uma razão”.

“Mas muitas vezes, não é porque fomos expostos a alguma má influência ambiental”, acrescenta o oncologista. “Apenas perdemos na lotaria“.

Apesar destas conclusões, talvez seja prudente ter poucas cautelas no bolso à hora da extracção do grande prémio.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …