Não, ter cancro não é azar – e pode ser evitado

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Lembra-se de um estudo que, no início do ano, sugeria que dois terços dos cancros ocorrem por azar? Uma nova pesquisa desafia essa visão.

De acordo com um artigo publicado na Nature, o cancro é esmagadoramente um resultado de fatores ambientais, e não de má sorte. Quatro abordagens foram usadas para concluir que apenas 10 a 30% dos cancros são resultado da forma como o corpo naturalmente funciona, ou seja, “azar”.

O cancro ocorre quando uma das células-tronco do corpo passa por uma mutação e se torna “má”.

Isto pode ser causado tanto por fatores intrínsecos – que são parte da maneira como o corpo funciona, como o risco de mutações que ocorrem cada vez que uma célula se divide -, ou fatores extrínsecos, como tabagismo, radiação UV e muitos outros.

Em janeiro, um estudo publicado na revista Science tentou explicar porque é que alguns tecidos eram milhões de vezes mais vulneráveis a desenvolver cancro do que outros.

Na altura, os cientistas concluíram que tal acontece por causa do número de vezes que uma célula se divide, e que está fora do nosso controlo evitar esses tipos de cancro. Foi assim que nasceu a hipótese da “má sorte”.

Não é nada disso

No estudo mais recente, uma equipa de médicos do Centro de Cancro Stony Brook, em Nova York, EUA, abordou o problema a partir de diferentes ângulos, incluindo modelagem computacional, dados da população e abordagens genéticas.

Os investigadores disseram que os resultados sugerem de forma consistente que 70 a 90% do risco de cancro é devido a fatores extrínsecos.

“Os fatores externos desempenham um papel importante, e as pessoas não se podem esconder atrás de má sorte. Não podem fumar e dizer que foi azar ter cancro”, afirmou Yusuf Hannun, diretor do Stony Brook, à BBC.

“É como um revólver. O risco intrínseco é uma bala. Numa roleta russa, um em cada seis vai ter cancro – essa é a má sorte. Já um fumador adiciona mais duas ou três balas ao revólver. Se puxarem o gatilho, terão mais probabilidades de ter cancro”.

Yusuf Hannun concorda que ainda há um elemento de sorte, já que nem todos os fumadores têm cancro, mas o mau hábito de facto aumenta as probabilidades de desenvolver a doença. “Do ponto de vista da saúde pública, queremos remover tantas balas quanto possível da câmara do revólver”, conclui.

Faça o possível

Nem todos os riscos extrínsecos foram identificados, e nem todos podem ser evitáveis – como a altura, por exemplo.

Contudo, o novo estudo é bastante convincente e deve servir para mudar a mentalidade das pessoas a respeito de como cuidam da sua saúde. O acaso sempre estará envolvido, mas saber proteger-se do cancro também é importante.

“Enquanto hábitos saudáveis como não fumar, manter um peso saudável, ter uma dieta saudável e cortar no álcool não são uma garantia contra o cancro, estes reduzem drasticamente o risco de desenvolver a doença”, argumentou a Emma Smith, do Cancer Research UK.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não, sorte é não o ter.
    Quando vivemos num mundo que até aos anos 60 e tal se faziam testes nucleares a torto e a direito em terra acima da terra e sobretudo no mar, quando actualmente se despejam a torto e a direito (longe dos states) munições de urânio empobrecido.
    Quando se consomem na comida pesticidas nitrofuranos inúmeros aditivos para conservar colorir dar sabor e sei lá mais o quê (exemplo dos processados, águas com excessivo cloro, comidas embaladas em derivados do petróleo (plásticos) que até vão ao micro-ondas, radiações de telemóveis inúmeros emissores em torres de comunicações também estes por micro-ondas, comidas transgénicas etc etc etc, sorte sorte é não o ter um cancro

  2. Os dois estudos estão certos, mas o sensacionalismo e sede de protagonismo faz com que pareçam antagónicos!
    Só existe cancro porque as células se dividem e se houver erros na duplicação da codificação ela progride (mais importante nos tecidos que se replicam mais – 1º estudo). Se houver fatores externos que aumentem a possibibidade de erros isso exponencia a possibilidade do cancro (2º estudo).
    Sem os ler, ambos devem apontar para as zonas em que há mais substituição celular e expostos ao exterior (trato digestivo, pele e pulmões).

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …