Novo coronavírus não desaparecerá com o aumento das temperaturas, alertam cientistas

José Sena Goulão / Lusa

A propagação do novo coronavírus (covid-19) não deverá diminuir com o aumento das temperaturas, alertaram membros do Comité de Doenças Infecciosas Emergentes da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

O aviso dos especialistas norte-americanos foi enviado à Casa Branca através de uma carta, contrariando as suposições de que o verão poderia ajudar a fazer desaparecer a covid-19, detalha o jornal britânico The Independent.

“Existem evidências que sugerem que [o novo coronavírus] pode ser transmitido com menos eficiência em ambientes com temperatura mais elevadas e níveis de humidade mais altos. No entanto, e tendo em conta a falta de imunidade das pessoas de todo o mundo, esta redução na eficiência de transmissão pode não levar a uma redução significativa da propagação da doença sem que sejam adotadas em simultâneo importantes medidas de intervenção de saúde pública”, pode ler-se na missiva.

Citando dados da China, onde a pandemia nasceu no fim do ano passado, os especialistas referem que, mesmo sob condições máximas de temperatura e humidade, o vírus conseguiu espalhar-se “exponencialmente” naquele país.

Apesar de reconhecerem que existem alguns estudos que sustentam que a propagação pode diminuir com altas temperaturas e níveis mais altos de humidade, os cientistas frisam na mesma carta enviada à Casa Branca que o vírus se transmite rapidamente em países com climas mais quentes, como é o caso da Austrália e do Irão.

“Não devemos assumir uma diminuição no número de casos associada ao aumento da humidade e da temperatura”, rematam os cientistas.

Em meados de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deixou o aviso de que é “uma falsa esperança” acreditar que a nova estirpe do coronavírus desapareça no verão, com o aumento das temperaturas, como costumar acontecer com o vírus da gripe.

O diretor-executivo da OMS disse que esse cenário é um mito, uma vez que não se conhece ainda o comportamento do vírus.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Também as nossas “trumps” da DGS e do Ministério da Saúde diziam que o vírus não chegava cá. Também o nosso trump Costa dizia que não era necessário instaurar o estado de emergência. Também estes 3 trumps ainda dizem que não é preciso usar máscara.
      Como vês anda aí muito trump

      • Hahahaaaa…
        Realmente, tem mesmo tudo a ver…
        Qualquer semelhança com as alarvidades debitadas pelo Trump, ou são pura coincidência, ou então são declarações retiradas do contexto para alimentar a carneirada do Facebook!
        E, essa comparação diz mais sobre quem a faz, do que sobre que é “comparado”!…..

  1. Mais um episódio de “Os cientistas à toa”. Há bem pouco tempo, o vírus tinha poucas probabilidades de sobreviver acima dos 26 graus Celsius. Afinal, hoje não é verdade. Cenas dos próximos capítulos: Cientistas descobrem que o novo Corona vírus morre a partir dos 30 graus Celsius, desde que a temperatura seja acompanhada pela “música” do Tony Carreira, mas reproduzida através de leitor de cassetes.

RESPONDER

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …