A propagação do novo coronavírus (covid-19) não deverá diminuir com o aumento das temperaturas, alertaram membros do Comité de Doenças Infecciosas Emergentes da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
O aviso dos especialistas norte-americanos foi enviado à Casa Branca através de uma carta, contrariando as suposições de que o verão poderia ajudar a fazer desaparecer a covid-19, detalha o jornal britânico The Independent.
“Existem evidências que sugerem que [o novo coronavírus] pode ser transmitido com menos eficiência em ambientes com temperatura mais elevadas e níveis de humidade mais altos. No entanto, e tendo em conta a falta de imunidade das pessoas de todo o mundo, esta redução na eficiência de transmissão pode não levar a uma redução significativa da propagação da doença sem que sejam adotadas em simultâneo importantes medidas de intervenção de saúde pública”, pode ler-se na missiva.
Citando dados da China, onde a pandemia nasceu no fim do ano passado, os especialistas referem que, mesmo sob condições máximas de temperatura e humidade, o vírus conseguiu espalhar-se “exponencialmente” naquele país.
Apesar de reconhecerem que existem alguns estudos que sustentam que a propagação pode diminuir com altas temperaturas e níveis mais altos de humidade, os cientistas frisam na mesma carta enviada à Casa Branca que o vírus se transmite rapidamente em países com climas mais quentes, como é o caso da Austrália e do Irão.
“Não devemos assumir uma diminuição no número de casos associada ao aumento da humidade e da temperatura”, rematam os cientistas.
Em meados de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deixou o aviso de que é “uma falsa esperança” acreditar que a nova estirpe do coronavírus desapareça no verão, com o aumento das temperaturas, como costumar acontecer com o vírus da gripe.
O diretor-executivo da OMS disse que esse cenário é um mito, uma vez que não se conhece ainda o comportamento do vírus.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
O “cientista” Trump dizia o contrário!…
Também as nossas “trumps” da DGS e do Ministério da Saúde diziam que o vírus não chegava cá. Também o nosso trump Costa dizia que não era necessário instaurar o estado de emergência. Também estes 3 trumps ainda dizem que não é preciso usar máscara.
Como vês anda aí muito trump
Hahahaaaa…
Realmente, tem mesmo tudo a ver…
Qualquer semelhança com as alarvidades debitadas pelo Trump, ou são pura coincidência, ou então são declarações retiradas do contexto para alimentar a carneirada do Facebook!
E, essa comparação diz mais sobre quem a faz, do que sobre que é “comparado”!…..
Basta olhar para o hemisfério sul onde até há uns dias era verão…
Mais um episódio de “Os cientistas à toa”. Há bem pouco tempo, o vírus tinha poucas probabilidades de sobreviver acima dos 26 graus Celsius. Afinal, hoje não é verdade. Cenas dos próximos capítulos: Cientistas descobrem que o novo Corona vírus morre a partir dos 30 graus Celsius, desde que a temperatura seja acompanhada pela “música” do Tony Carreira, mas reproduzida através de leitor de cassetes.