/

Hot Iat Seng, novo chefe Executivo de Macau, está “em sintonia” com o Governo chinês

Carmo Correia / Lusa

O ex-presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Macau, Hot Iat Seng, em conferência de imprensa após ter sido eleito o chefe do Executivo do território, tomando posse no dia 20 de dezembro e substituindo Fernando Chui Sai On

O Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado chinês considerou no domingo que o chefe do Executivo eleito de Macau, Ho Iat Seng, “está em sintonia com o Governo central”.

Em comunicado, o porta-voz do Gabinete, Yang Guang, enalteceu o “amor à pátria e a Macau” do futuro chefe do Executivo e a sua confiança no Governo de Pequim, noticiou a agência Lusa esta segunda-feira.

“Ho Iat Seng tem boas capacidades de governação e o apoio das gentes de Macau”, afirmou, acrescentando que “o resultado eleitoral mostra que é reconhecido por todos os setores da sociedade”.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Macau Ho Iat Seng, de 62 anos, foi no domingo eleito o chefe do Executivo do território e vai tomar posse no dia 20 de dezembro, substituindo Fernando Chui Sai On, há uma década no cargo. Depois de ter cumprido dois mandatos, cada um de cinco anos, este último não pôde recandidatar-se.

Ho Iat Seng, o único candidato ao cargo de chefe do Executivo após ter recebido o aval de Pequim, foi eleito com 392 votos a favor, sete em branco e um nulo de uma comissão eleitoral composta por 400 membros, representativos dos quatro setores da sociedade.

Yang Guang considerou igualmente que a eleição do novo chefe do Executivo decorreu “de acordo com a Lei Básica [a miniconstituição] de Macau” e com os princípios de “abertura, justiça e equidade”.

O porta-voz disse que o governo central vai concluir o processo de nomeação do chefe de Executivo, de acordo com a lei, após receber o relatório oficial do Governo da Região Administrativa Especial de Macau sobre a eleição.

A Lei Básica de Macau (mini constituição) define os quatro setores da sociedade como: industrial, comercial e financeiro; cultural, educacional, profissional; do trabalho, serviços sociais, religião; representantes dos deputados à Assembleia Legislativa e dos membros dos órgãos municipais, deputados de Macau à Assembleia Popular Nacional chinesa e representantes dos membros de Macau no Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

O futuro chefe do Governo estreou-se como deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da AL. Quatro anos depois, passou a presidir aquele órgão. Até abril deste ano foi um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular chinesa, o órgão máximo legislativo da China.

Ex-membro do 13.º Comité Permanente da APN, apresenta ainda no seu currículo os cargos de vice-presidente da Associação Comercial de Macau e presidente vitalício da Associação Industrial de Macau.

Ho Iat Seng foi membro dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º Comités Permanentes da APN, de 2000 a 2018, e membro do Conselho Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, de 2004 a 2009.

Recebeu a medalha de Mérito Industrial e Comercial, entregue pelo último governador de Macau (1999), Rocha Vieira, a medalha de Mérito Industrial e Comercial (2001) e a medalha de Honra Lótus de Ouro (2009), ambas atribuídas pelo Governo da RAEM.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.