//

Novo Banco perdeu 159 milhões com venda de imóveis

André Kosters / Lusa

O Novo Banco continua a acelerar a venda de carteiras de crédito malparado e imóveis de modo a libertar o balanço dos ativos tóxicos. Vender, mesmo que com perdas tem sido o mote “não-oficial” da instituição financeira nos últimos anos.

Só em 2018, noticia o Jornal de Negócios esta segunda-feira, a instituição liderada por António Ramalho perdeu cerca de 270 milhões de euros com negócios nas duas carteiras.

De acordo com o relatório e contas para 2018, divulgado recentemente pelo Novo Banco e a que o diário de economia teve acesso, o projeto Nata (crédito malparado) e Viriato (imóveis) geraram perdas de 110,1 milhões e 159 milhões de euros, respetivamente, ascendendo a um total de 269,1 milhões de euros.

Na venda da Nata, estavam em causa duas parcelas: uma de 550 milhões de euros e outra de 1,2 mil milhões de euros de crédito malparado. Já a operação Viriato incluiu a venda de 9000 imóveis à Anchorage Capital.

Teoricamente, e apesar de serem vendidos ativos para melhorar os balanços, estas operações podem ter, contudo, um impacto negativo nas contas, recorda o Negócios. Isto acontece caso haja necessidade de suprir a diferença a que os créditos estão registados no balanço e o valor a que são vendidos – o que acabou por acontecer no caso do Novo Banco. No ano passado, o banco registou um prejuízo de 1412 milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.