Novo Banco aumenta comissões de transferências para combater prejuízos

André Kosters / Lusa

O Novo Banco informa que algumas comissões de movimentos bancários voltam a aumentar a partir de 30 de junho para combater os prejuízos registados.

O Novo Banco anunciou que vai avançar com o agravamento de algumas comissões a partir de 30 de junho, com as transferências bancárias a serem os movimentos que mais sofrerão, revela o Negócios.

Em alguns casos, o aumento será de 72% e as transferências através do NBdireto são as que sofrem o maior agravamento. Além disso, revela o jornal, algumas das operações que até então eram isentas de taxas deixarão de o ser.

As transferências dentro da mesma instituição financeira com o mesmo ordenante e o mesmo beneficiário realizadas através do NBdireto que até agora não têm qualquer custo passam a custar 1,56 euros, aos quais acresce o imposto do selo.

As transferências realizadas entre clientes diferentes do mesmo banco sofrem um agravamento de 72% e passam então a custar 1,97 euros.

Os “ajustamentos nas operações realizadas através do NBdireto (serviço telefónico)” apenas foram feitos “na opção de atendimento personalizado, com requisição de falar com operador, um serviço pouco utilizado“, refere o Novo Banco.

Contudo, de acordo com o Negócios, a mesma fonte não esclareceu o que motivou o banco a avançar com agravamentos expressivos de um serviço que qualifica como “pouco utilizado”.

Mas este não será o único serviço a encarecer. As transferências urgentes para outras instituições financeiras realizadas através do “homebanking” e da aplicação não têm, neste momento, qualquer custo. A partir de junho assumem um custo de 26 euros com imposto de selo.

Também as transferências não urgentes realizadas de forma periódica, pelos mesmos canais, que agora são gratuitas também passam a ter um custo de 0,78 euros (0,75 euros mais imposto do selo).

Tal como as transferências urgentes para outras instituições financeiras realizadas através do “homebanking” e da aplicação, as transferências internacionais no espaço SEPA urgentes, através da internet e da “app”, que até então eram gratuitas, passam a representar um encargo de 26 euros (com imposto).

O Novo Banco aproveitou também para agravar a anulação e a devolução de transferências, ou seja, das ordens que já foram emitidas, através do NBdireto e ao balcão, como é o caso dos pedidos feitos após as 16 horas. Este pedido, que até então era grátis, passa a assumir o valor de 83,20 euros com imposto de selo.

As transferências internacionais no NBdireto também vão custar 5,72 euros, mais 57% do que agora.

Além das transferências, outro meio de pagamento que verá os seus custos agravados são os cheques. A partir de 30 de Junho, a requisição de um módulo de cinco cheques cruzados com data de validade passará a custar mais 4,5%. Atualmente custa 11 euros e passará a ter um valor de 11,50 euros.

O Expresso nota que a estratégia aplicada por António Ramalho é muito semelhante à de Paulo Macedo na Caixa Geral de Depósitos: um aumento global de comissões dos movimentos bancários, para trazer fundos para a instituição.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho conta no NB, mas se tivesse, era de certeza que os mandava f…. ,
    Afinal, por quem se tomam??
    Querem viver á Grande à conta do zezito (tal como comos os menbros do governo, deputados e etc..)
    Pois que o façam, MAS COM O DINHEIRO DELES, é demasiao facil ter todo o tipo de mordomias e extravagâncias e quando a fonte seca, vêm ASSALTAR quem trabalha.
    Este país está entregue aos bichos, literalmente…

RESPONDER

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …