//

Novo Banco atira 90 mil ações contra devedores

André Kosters / Lusa

Na tentativa de recuperar créditos em dívida, o Novo Banco tem mais de 90 mil ações a correr nos tribunais. Os alvos são, na sua maioria, empresas.

Pelo que apurou o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta quarta-feira, a instituição liderada por António Ramalho tem 90.700 ações executivas em tribunal. Entre os processos em curso, contam-se 24 mil reclamações de crédito por parte do Novo Banco junto de empresas em insolvência.

Isto significa que cerca de 30% das reclamações estão a ser movidas junto de empresas que estão numa situação financeiramente frágil.

Quanto às empresas que estão em Processo Especial de Revitalização (PER) – através do qual os devedores negoceiam a dívida com os respetivos credores – são 2.700 processos.

Existe ainda uma grande “fatia” de ações executivas diretas, que é o caso, por exemplo, de penhoras: ao todo, são 44 mil processos que correm na Justiça numa tentativa de recuperar estas dívidas por cobrar. Os restantes 20 mil são reclamações não tipificadas.

O Novo Banco continua a acelerar a venda de carteiras de crédito malparado e imóveis de modo a libertar o balanço dos ativos tóxicos. Vender, mesmo que com perdas tem sido o mote “não-oficial” da instituição financeira nos últimos anos.

Só em 2018 a instituição perdeu cerca de 270 milhões de euros com negócios nas duas carteiras. De acordo com o relatório e contas para 2018, divulgado recentemente pelo Novo Banco, o projeto Nata (crédito malparado) e Viriato (imóveis) geraram perdas de 110,1 milhões e 159 milhões de euros, respetivamente, ascendendo a um total de 269,1 milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.