/

Novo alerta por listeria em Espanha. Há mais uma marca de carne contaminada

O Conselho da Andaluzia, em Espanha, lançou esta sexta-feira um novo alerta de saúde para a contaminação por listeriose da “Sabores Paterna”, marca que vende carne e distribui os seus produtos nas províncias de Cádiz, Huelva e Madrid.

A notícia está a ser avançada pela imprensa espanhola. Esta é a segunda marca detetada com a bactéria depois da marca La Mechá, produzido pela empresa Magrudis, ter provocado um surto de listeriose que causou três mortos, provocou sete abortos e deixou mais de 200 pessoas doentes.

De acordo com o El Español, o alerta foi lançado no início da tarde desta sexta-feira, após a confirmação dos testes de laboratório.

A carne contaminada está a ser retirada dos postos de venda, a sua produção foi suspensa e a empresa foi fechada preventivamente.

O Ministério da Saúde do Governo da Andaluzia está agora a investigar se existe alguma ligação entre as bactérias encontradas nas duas marcas. A Secretaria quer saber se o distribuir dos produtos é o mesmo, bem como estudar a procedência e as diferenças entre cada uma delas, precisa o jornal Observador.

A listeriose é uma infeção alimentar que pode ser contraída ao ingerir produtos contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, tendo sintomas iniciais parecidos com os de uma gripe, como febre e dores de cabeça.

São considerados alimentos de risco carne crua ou mal passada, marisco, leite e derivados não pasteurizados, frutas e legumes crus ou mal lavados e alimentos processados.

Embora tenha uma taxa de mortalidade elevada — na ordem dos 20% — pessoas com uma saúde normal não precisam sequer de tratamento. Os grupos de risco, neste caso, são os idosos, os imunodeprimidos e as grávidas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.