Novembro despede-se com chuva; dezembro diz olá com -2ºC

Vem aí “uma nova mudança das condições meteorológicas no continente”, segundo o Instituo Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Depois de um período sem precipitação e com temperaturas habituais para esta época do ano, prevê-se o regresso da chuva e de temperaturas mais amenas até ao final do mês, já a partir desta segunda-feira.

Esta segunda-feira, a probabilidade de chuva no Litoral Norte é estimada entre 50 e 80%, expandindo-se para o Norte e Centro na terça-feira, dia que reserva chuva forte, especialmente no extremo noroeste do território.

A situação meteorológica agrava-se na quarta e quinta-feira, com previsões de chuvas mais intensas e abrangentes a afetar todo o país, sobretudo no litoral a norte do rio Mondego.

Quanto às temperaturas, entre segunda e quinta-feira, prevê-se que a mínima oscile entre 3 e 12 °C e a máxima entre 10 e 19 °C — uma tendência de temperaturas mais frescas e chuvas frequentes que marca a despedida do clima seco e mais quente que se vinha sentindo.

Dezembro “gelado” vem com chuva e neve?

Em relação ao início de dezembro, antecipa-se menos chuva.

No entanto, há uma probabilidade baixa, mas ainda presente, de neve entre 30 de novembro e 1 de dezembro, particularmente na Serra da Estrela e nas serras do extremo norte.

Para o período de sexta-feira a domingo, a previsão é de temperaturas ainda mais baixas, com mínimas entre -2 e 10 °C e máximas entre 6 e 17 °C.

O Nordeste Transmontano destacar-se-á como a região mais fria, enquanto o litoral Sul manterá temperaturas mais amenas.

O vento, predominando do quadrante oeste, tende a intensificar-se no meio da semana. A agitação marítima na costa Ocidental também deverá aumentar no final da semana, completando um cenário de inverno cada vez mais típico e em linha com as expectativas para esta época do ano em Portugal.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.