Nove em cada dez jovens com 0% de álcool no sangue

KOMUnews / FLickr

-

Nove em cada dez jovens condutores fiscalizados no fim-de-semana nas estradas de Lisboa e Vilamoura revelaram ter zero por cento de álcool no sangue, anunciaram hoje os promotores da campanha 100% Cool.

A acção de fiscalização decorreu no âmbito de uma operação conjunta da GNR e da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), promotora da campanha de prevenção rodoviária 100% Cool.

Durante esta acção dirigida a jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, foram fiscalizados, na noite de sexta-feira para sábado, 30 condutores na A5 (auto-estrada que liga Lisboa a Cascais) e na noite de sábado para domingo foram controlados 14 jovens em Vilamoura.

Dos jovens condutores fiscalizados, cerca de 94% cumpriam a lei, revelando taxas de alcoolemia inferiores a 0,5% ou mesmo zero por cento de álcool no sangue, situação que ultrapassou os 90%”, adiantam os promotores da campanha em comunicado.

O secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto, considera “muito positivo verificar que os jovens estão cada vez mais conscientes para os perigos de conduzir sobre os efeitos do álcool e que a maioria cumpre com a lei”.

Para Mário Moniz Barreto, a campanha de Páscoa 100% Cool voltou a provar que “as acções de sensibilização com abordagens positivas são também uma forma eficaz de incentivar os jovens a adoptar estilos de vida mais saudável”.

Aos jovens inseridos no perfil de “100% Cool” foram entregues prémios simbólicos.

O eixo central da campanha são as brigadas constituídas por jovens que se deslocam aos locais de diversão nocturna para sensibilizar os jovens para o consumo moderado de álcool, realizar testes de alcoolemia e premiar simbolicamente os jovens com 0% de álcool.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …