Empresa tem investido em novas paragens, algo que se vê um pouco por todo o lado. Mas não se deviam esquecer das outras que já lá estavam…
Nova rede de transportes na Área Metropolitana do Porto. 439 linhas, várias delas inéditas. 17 concelhos servidos.
A UNIR começou a circular no final de 2023 e parecia ser uma boa novidade para os milhares e milhares de passageiros. Mas não foi.
Arrancou com muitas falhas: inúmeras queixas dos passageiros, horários não cumpridos, autocarros que nunca chegam a passar, filas com dezenas de pessoas numa só paragem, alunos que ficaram sem autocarro para a escola.
Uns queixavam-se, outros riam-se. Sobretudo quando viam casos como o que partilhámos: nem os motoristas sabiam o percurso (nem piloto, nem co-piloto) e tinham de perguntar aos passageiros por onde deviam ir.
Os dias passaram e apareceu novo episódio peculiar: foram vistos dois autocarros, ambos da UNIR, com a mesma matrícula.
As semanas passavam e só se falava em fracasso. A afixação de horários nas paragens também continuava por cumprir em alguns sítios.
Os meses passavam e, já em Julho, os problemas voltaram: os horários tinham mudado para os horários de Verão, mas não foram afixados. Os passageiros não sabiam a que horas ia passar o autocarro.
Novas paragens
Mais de um ano passou e… temos nova anedota.
Milhares de passageiros já terão reparado que há novas paragens espalhadas pelos concelhos onde a UNIR opera.
Só em Valongo, por exemplo, foram instaladas 300 paragens com informação sobre horários e percursos. Todas as paragens da UNIR em Valongo passam a ter um sistema integrado de informação, essencialmente ‘estática’, com os horários e percursos. Um investimento de praticamente 140 mil euros, indica o Verdadeiro Olhar.
Mas quem instalou as novas paragens parece ter-se esquecido de que já havia outras sinalizações naquele local.
Como se vê nas três fotos acima, que ilustram este artigo, há paragens que estão a tapar as paragens que já lá estavam.
ZAP
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Os exemplos que apresentamos são em Vila Nova de Gaia: a nova paragem da UNIR tem as suas carreiras que passam naquela paragem, mas tem também o sinal oficial de indicação de paragem de transporte colectivo de passageiros (H20a). Estão ligados, juntos no mesmo poste.
E nem são os números da UNIR que tapam os números da STCP. É mesmo o sinal H20a que está a impedir a visualização da paragem que já lá estava; de outra empresa, mas o local de paragem é o mesmo.
Quem chega à paragem neste sentido, ou quem passa e olha só de repente neste ângulo, agora não sabe que autocarros STCP passam ali. Ou não vê nenhum número, ou só vê um ou dois.
O ZAP já verificou que se passa o mesmo noutras paragens de Gaia e em Gondomar (pelo menos).
Uns queixam-se, outros riem-se.