/

Novas imagens comprovam que o Daesh usa crianças como escudos humanos

Há novos vídeos que confirmam que o grupo terrorista Estado Islâmico ou Daesh recorre a civis como “escudos humanos” para se proteger dos ataques das forças iraquianas que estão a tentar reconquistar a cidade de Mosul.

Os combates em Mosul, cidade que os terroristas do Daesh passaram a controlar há cerca de dois anos, prosseguem com o Exército Iraquiano a ganhar vantagem, nos últimos meses.

Sem grande escapatória, não podendo fugir e não conseguindo deter o poderio das forças iraquianas, os militantes do Daesh transformam os civis em escudos humanos, recorrendo, nomeadamente a crianças para tentarem proteger-se dos disparos.

A BBC acompanhou uma missão de helicópteros do Exército Iraquiano, em Mosul, e testemunhou esta realidade, conforme se pode ver no vídeo reproduzido acima.

A estação britânica nota que a cidade tem dezenas, talvez centenas ou milhares de civis encurralados” e à mercê da violência do Daesh, além de estarem expostos aos ataques das forças iraquianas.

A correspondente da BBC, Nafiseh Kohnavard, e o produtor Joe Inwood passaram uma semana a voar com os pilotos iraquianos, filmando os momentos de hesitação em que se adia ou se anula um disparo por surgirem militantes acompanhados de mulheres e de crianças.

Mas também há situações em que os tiros acabam, fatalmente, por matar civis inocentes.

O general iraquiano encarregue da missão, Samir Hussain, adiantou à BBC que a cidade de Mosul “é o trabalho mais difícil” que o seu Exército já enfrentou.

Noutro vídeo divulgado pelo exército iraquiano, pode ver-se o que será um militante do Daesh a arrastar uma criança, para a usar como escudo humano contras as forças oponentes.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.