Reavivar o turismo. Primeira-ministra da Nova Zelândia sugere semana de quatro dias de trabalho

Jacinda Ardern sugeriu às empresas da Nova Zelândia que ponderem optar por uma semana de quatro dias de trabalho para que os funcionários possam ter mais flexibilidade para sair e passear. O objetivo é reavivar o turismo.

A proposta de quatro dias de trabalho e três dias de folga foi colocada em cima da mesa por Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, num vídeo no Facebook. O objetivo é estimular o turismo, uma das indústrias mais afetadas pela pandemia de covid-19, numa altura em que as fronteiras do país continuam fechadas.

“Seria uma forma de aproveitar o facto de 60% da indústria do turismo na Nova Zelândia ser garantida pelo turismo doméstico“, argumentou a governante, apesar de muitos trabalhadores se queixarem de falta de flexibilidade para viajar.



“Ouço muitas pessoas a dizer que deveríamos ter uma semana de quatro dias de trabalho. Essa é uma decisão entre empresas e trabalhadores”, disse Arden, na terça-feira, através de um vídeo no Facebook.

“Há muitas coisas que aprendemos com a covid-19, incluindo a flexibilidade de as pessoas trabalharem a partir de casa e a produtividade que daí advém”, disse, citada pelo Público.

A primeira-ministra aconselhou “os empregadores a pensarem nisso, se estiverem numa posição em que seja possível fazê-lo, porque, de certeza, iria ajudar o turismo em todo o país”.

Just finishing up a visit in Rotorua – thought I’d share some of the things coming through from our tourism industry…

Publicado por Jacinda Ardern em Segunda-feira, 18 de maio de 2020

Mais tarde, numa conferência de imprensa, a governante afirmou que vivemos “tempos extraordinários e devemos estar abertos a ideias extraordinárias“.

A Nova Zelândia tem quase cinco milhões de habitantes e regista um total de 1.503 casos de infeção e 21 mortes. Segundo Jacinda Ardern, estes números baixos, quando comparados a outros países, só são possíveis graças à imposição de uma quarentena de cinco semanas que permitiu rasgar as cadeias de transmissão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …