Nova Zelândia lança programa para produzir ovelhas “ecológicas”

O gado é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, devido ao processo digestivo. Para reduzir a emissão de metano e, assim, combater o aquecimento global, a Nova Zelândia desenvolveu um sistema para detetar as ovelhas que emitem menos metano e cruzá-las entre si.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), citada pela RT, o setor pecuário é responsável por 37% do metano produzido pela atividade humana. Na Nova Zelândia, a economia reside basicamente na criação desses animais.

Segundo comunicou a empresa Beef + Lamb New Zealand, uma das principais empresas de pecuária do país, os investigadores desenvolveram um sistema para detetar as ovelhas que emitem menos metano.

A verdade é que não há valor médio do gás gerado pelas ovelhas: algumas espécies produzem mais metano do que outras. Por esse motivo, os especialistas desenvolveram um índice que permite determinar o quão “ecológicas” são as ovelhas, cruzando-as de forma a obter uma prole menos “poluente”.

As emissões de metano produzidas por um rebanho podem ser medidas com câmaras portáteis entregues em herdades locais pelo Instituto de Pesquisa em Ciências Agrícolas da Nova Zelândia AgResearch. Os pastores colocam as suas ovelhas dentro desses recintos e, 50 minutos depois, os dispositivos mostram a quantidade de gás gerada nesse período.

Embora esta estratégia não traga resultados tangíveis no futuro próximo, é um método cumulativo e não tem impacto negativo na produtividade, afirmaram os especialistas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema está precisamente que quantos mais humanos existirem no planeta para além do metano que eles próprios irão produzir, mais obrigarão na produção de mais alimento e por consequência mais terreno de cultivo, mais produção animal e mais desflorestação, portanto a solução certa só parece estar no controlo da natalidade. Cidades com largos milhões de habitantes, o que produzem para se alimentar? Países onde a população aumenta a uma escala elevada que normalmente já vivem miseravelmente, não estarão a aumentar a miséria ainda mais?. Será que ninguém vê?.

RESPONDER

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …