Nova Zelândia lança programa para produzir ovelhas “ecológicas”

O gado é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, devido ao processo digestivo. Para reduzir a emissão de metano e, assim, combater o aquecimento global, a Nova Zelândia desenvolveu um sistema para detetar as ovelhas que emitem menos metano e cruzá-las entre si.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), citada pela RT, o setor pecuário é responsável por 37% do metano produzido pela atividade humana. Na Nova Zelândia, a economia reside basicamente na criação desses animais.

Segundo comunicou a empresa Beef + Lamb New Zealand, uma das principais empresas de pecuária do país, os investigadores desenvolveram um sistema para detetar as ovelhas que emitem menos metano.

A verdade é que não há valor médio do gás gerado pelas ovelhas: algumas espécies produzem mais metano do que outras. Por esse motivo, os especialistas desenvolveram um índice que permite determinar o quão “ecológicas” são as ovelhas, cruzando-as de forma a obter uma prole menos “poluente”.

As emissões de metano produzidas por um rebanho podem ser medidas com câmaras portáteis entregues em herdades locais pelo Instituto de Pesquisa em Ciências Agrícolas da Nova Zelândia AgResearch. Os pastores colocam as suas ovelhas dentro desses recintos e, 50 minutos depois, os dispositivos mostram a quantidade de gás gerada nesse período.

Embora esta estratégia não traga resultados tangíveis no futuro próximo, é um método cumulativo e não tem impacto negativo na produtividade, afirmaram os especialistas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema está precisamente que quantos mais humanos existirem no planeta para além do metano que eles próprios irão produzir, mais obrigarão na produção de mais alimento e por consequência mais terreno de cultivo, mais produção animal e mais desflorestação, portanto a solução certa só parece estar no controlo da natalidade. Cidades com largos milhões de habitantes, o que produzem para se alimentar? Países onde a população aumenta a uma escala elevada que normalmente já vivem miseravelmente, não estarão a aumentar a miséria ainda mais?. Será que ninguém vê?.

RESPONDER

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …