Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025.

Desta forma, o Governo pretende o aumento gradual da idade legal para fumar, o que pode implicar a proibição de venda de cigarros a qualquer pessoa que tenha nascido após 2004.

O objetivo é tornar ilegal o ato de fumar para a próxima geração, adianta esta sexta-feira o jornal The Guardian.

A ideia é também reduzir os níveis de nicotina permitidas nos relacionados com o tabaco, bem como a proibição de filtros, restrições a locais para venda de tabaco e um preço mínimo para estes produtos.

Ayesha Verrall, do Ministério da Saúde do país, disse tratar-se de “uma nova abordagem”, que se justifica dados os números associados ao tabagismo, já que perto de 4500 neozelandeses morrem todos os anos devido ao consumo. O Executivo pretende agora atingir a meta de ausência de fumo até 2025.

Lucy Elwood, diretora executiva da Cancer Society, sublinha a importância de se travar o tabagismo, já que, considera, “o tabaco é o produto de consumo mais prejudicial da História e tem de ser eliminado gradualmente”.

No país, são as pessoas que têm menos rendimentos as que mais fumam. As taxas de tabagismo são mais altas entre as comunidades de maoris e Pasifika, pelo que se pretende que os locais sejam ouvidos durante o processo.

Os planos também já foram também alvo de críticas por potenciais consequências indiretas, tais como a possibilidade de falência de pequenos proprietários de mercearias e a possibilidade de se alargar o mercado negro para o tabaco, mas o Governo reconheceu que estes riscos foram contemplados.

O tabagismo é responsável por uma em cada quatro mortes por cancro na Nova Zelândia, e perto de meio milhão de neozelandeses fumam todos os dias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São estes e os australianos. Loonies …

    A proibição, como medida restritiva, é a “solução fácil”, que não é solução nenhuma. Estou à espera que proibam o oxigénio… oxida e envelhece as células. Pimba! Proibe!

RESPONDER

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …