Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025.

Desta forma, o Governo pretende o aumento gradual da idade legal para fumar, o que pode implicar a proibição de venda de cigarros a qualquer pessoa que tenha nascido após 2004.

O objetivo é tornar ilegal o ato de fumar para a próxima geração, adianta esta sexta-feira o jornal The Guardian.

A ideia é também reduzir os níveis de nicotina permitidas nos relacionados com o tabaco, bem como a proibição de filtros, restrições a locais para venda de tabaco e um preço mínimo para estes produtos.

Ayesha Verrall, do Ministério da Saúde do país, disse tratar-se de “uma nova abordagem”, que se justifica dados os números associados ao tabagismo, já que perto de 4500 neozelandeses morrem todos os anos devido ao consumo. O Executivo pretende agora atingir a meta de ausência de fumo até 2025.

Lucy Elwood, diretora executiva da Cancer Society, sublinha a importância de se travar o tabagismo, já que, considera, “o tabaco é o produto de consumo mais prejudicial da História e tem de ser eliminado gradualmente”.

No país, são as pessoas que têm menos rendimentos as que mais fumam. As taxas de tabagismo são mais altas entre as comunidades de maoris e Pasifika, pelo que se pretende que os locais sejam ouvidos durante o processo.

Os planos também já foram também alvo de críticas por potenciais consequências indiretas, tais como a possibilidade de falência de pequenos proprietários de mercearias e a possibilidade de se alargar o mercado negro para o tabaco, mas o Governo reconheceu que estes riscos foram contemplados.

O tabagismo é responsável por uma em cada quatro mortes por cancro na Nova Zelândia, e perto de meio milhão de neozelandeses fumam todos os dias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São estes e os australianos. Loonies …

    A proibição, como medida restritiva, é a “solução fácil”, que não é solução nenhuma. Estou à espera que proibam o oxigénio… oxida e envelhece as células. Pimba! Proibe!

RESPONDER

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …