/

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

1

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025.

Desta forma, o Governo pretende o aumento gradual da idade legal para fumar, o que pode implicar a proibição de venda de cigarros a qualquer pessoa que tenha nascido após 2004.

O objetivo é tornar ilegal o ato de fumar para a próxima geração, adianta esta sexta-feira o jornal The Guardian.

A ideia é também reduzir os níveis de nicotina permitidas nos relacionados com o tabaco, bem como a proibição de filtros, restrições a locais para venda de tabaco e um preço mínimo para estes produtos.

Ayesha Verrall, do Ministério da Saúde do país, disse tratar-se de “uma nova abordagem”, que se justifica dados os números associados ao tabagismo, já que perto de 4500 neozelandeses morrem todos os anos devido ao consumo. O Executivo pretende agora atingir a meta de ausência de fumo até 2025.

Lucy Elwood, diretora executiva da Cancer Society, sublinha a importância de se travar o tabagismo, já que, considera, “o tabaco é o produto de consumo mais prejudicial da História e tem de ser eliminado gradualmente”.

No país, são as pessoas que têm menos rendimentos as que mais fumam. As taxas de tabagismo são mais altas entre as comunidades de maoris e Pasifika, pelo que se pretende que os locais sejam ouvidos durante o processo.

Os planos também já foram também alvo de críticas por potenciais consequências indiretas, tais como a possibilidade de falência de pequenos proprietários de mercearias e a possibilidade de se alargar o mercado negro para o tabaco, mas o Governo reconheceu que estes riscos foram contemplados.

O tabagismo é responsável por uma em cada quatro mortes por cancro na Nova Zelândia, e perto de meio milhão de neozelandeses fumam todos os dias.

ZAP //

1 Comment

  1. São estes e os australianos. Loonies …

    A proibição, como medida restritiva, é a “solução fácil”, que não é solução nenhuma. Estou à espera que proibam o oxigénio… oxida e envelhece as células. Pimba! Proibe!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.