/

Está a ser criada uma nova Wikipedia

2

Znániya já tem 100 mil artigos e vai ser publicada no início de 2023. A plataforma é russa e a ideia é não associar a Rússia a “guerra”.

A Wikipedia anda presente em diversas notícias, nos últimos dias.

Primeiro, por causa do Twitter. Ou melhor, por causa de duas pequenas publicações no Twitter.

Elon Musk, proprietário da rede social, criticou a Wikipedia porque os seus responsáveis estariam a pensar apagar a página sobre os Ficheiros Twitter – que revela processos de decisão interna na rede social.

Um jornalista perguntou a Musk quanto custaria comprar a Wikipedia. Jimmy Wales, um dos criadores, foi rápido a responder: “Não está à venda”.

Agora sabe-se que está a nascer outra Wikipedia: a Znániya.

É uma plataforma russa, que já tem cerca de 100 mil artigos e que está quase a ser publicada online (vai aparecer no primeiro trimestre de 2023).

O anúncio foi dado nesta terça-feira por Maksut Shadáyev, ministro do Desenvolvimento Digital da Rússia, no parlamento.

A Znániya – que podemos traduzir como “conhecimento” – tem como um dos objectivos deixar de associar a Rússia à guerra. O ministro acusou a Wikipedia de não cumprir as leis russas de comunicação porque, alega, esta enciclopédia online está a espalhar “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia.
 
“A Wikipedia tornou-se numa nova frente de ataques constantes de informação contra os russos. É anti-russa”, acusou a entidade que regula a comunicação na Rússia, em Abril deste ano.

Aliás, um dos focos será mesmo deixar de associar a Rússia à palavra “guerra” – as autoridades russas continuam a classificar o conflito como “operação militar especial”.

 
“O nosso objectivo principal é criar o nosso próprio portal”, explicou Maksut Shadáyev, que vai tentar que os resultados no Znániya apareçam nas pesquisas acima dos links para a Wikipedia.
 
Todos os artigos passam pela verificação de várias etapas, num portal que já está em desenvolvimento desde Maio.
 
As autoridades russas chegaram a pedir que todos os motores de busca avisassem que eram falsos cinco artigos na Wikipedia sobre a “guerra”. A Wikipedia não retirou qualquer artigo sobre a “guerra”   

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Mais um capítulo na guerra de propaganda e desinformação do Kremlin, a juntar à cruzada contra o satanismo ocidental e tantas outras preciosidades. Os russos são mesmo uns coitadinhos…

  2. Gostaria de ver como é que eles, no GOOGLE, vão conseguir colocar a treta propagandística descarada e falsa deles acima dos resultados da Wikipédia! (risos)

    Isto é só para Russo ver, como sempre.

    Estes sociopatas amorais já têm muita sorte em as cadeias ocidentais divulgarem a sua propaganda completamente desfasada da realidade. Sempre que os vejo a abrir a boca, só me dão asco.

    O total descaramento e completa falta de caráter destes cossacos homicidas não têm mesmo limite!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.