Znániya já tem 100 mil artigos e vai ser publicada no início de 2023. A plataforma é russa e a ideia é não associar a Rússia a “guerra”.
A Wikipedia anda presente em diversas notícias, nos últimos dias.
Primeiro, por causa do Twitter. Ou melhor, por causa de duas pequenas publicações no Twitter.
Elon Musk, proprietário da rede social, criticou a Wikipedia porque os seus responsáveis estariam a pensar apagar a página sobre os Ficheiros Twitter – que revela processos de decisão interna na rede social.
Um jornalista perguntou a Musk quanto custaria comprar a Wikipedia. Jimmy Wales, um dos criadores, foi rápido a responder: “Não está à venda”.
Agora sabe-se que está a nascer outra Wikipedia: a Znániya.
É uma plataforma russa, que já tem cerca de 100 mil artigos e que está quase a ser publicada online (vai aparecer no primeiro trimestre de 2023).
A Znániya – que podemos traduzir como “conhecimento” – tem como um dos objectivos deixar de associar a Rússia à guerra. O ministro acusou a Wikipedia de não cumprir as leis russas de comunicação porque, alega, esta enciclopédia online está a espalhar “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia.
Aliás, um dos focos será mesmo deixar de associar a Rússia à palavra “guerra” – as autoridades russas continuam a classificar o conflito como “operação militar especial”.
Mais um capítulo na guerra de propaganda e desinformação do Kremlin, a juntar à cruzada contra o satanismo ocidental e tantas outras preciosidades. Os russos são mesmo uns coitadinhos…
Gostaria de ver como é que eles, no GOOGLE, vão conseguir colocar a treta propagandística descarada e falsa deles acima dos resultados da Wikipédia! (risos)
Isto é só para Russo ver, como sempre.
Estes sociopatas amorais já têm muita sorte em as cadeias ocidentais divulgarem a sua propaganda completamente desfasada da realidade. Sempre que os vejo a abrir a boca, só me dão asco.
O total descaramento e completa falta de caráter destes cossacos homicidas não têm mesmo limite!