Há uma nova visão sobre a origem da água na Terra

NASA, ESA e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

A matéria orgânica pode ser uma potencial fonte de água na Terra. Água pode ser produzida dentro da linha de neve, sem qualquer contribuição de cometas ou meteoritos enviados de fora.

Grandes quantidades de matéria orgânica foram encontradas na poeira interplanetária, sendo reconhecidas como remanescentes de grãos interestelares. Isto significa que, ao contrário do que se pensava, a matéria orgânica pode ser uma potencial fonte de água. Contudo, ainda é necessário fazer mais investigação experimental neste sentido.

Um novo estudo sugere que a matéria orgânica interestelar ao ferver poderia produzir um fornecimento abundante de água. De acordo com o Tech Explorist, isto significa que a matéria orgânica pode ser uma fonte de água terrestre. Os resultados deste novo estudo foram publicados em maio na revista científica Scientific Reports.

“Isto sugere que a água pode ser produzida dentro da linha de neve, sem qualquer contribuição de cometas ou meteoritos enviados de fora da linha de neve”, salientam os autores do estudo.

Os cientistas recriaram matéria orgânica em nuvens moleculares usando reagentes químicos, numa mistura que continha H2O, CO e NH3. Foram aquecendo-a gradualmente de 24 a 400ºC.

A amostra foi uniforme até aos 100ºC, mas separou-se em duas fases aos 200ºC. Quanto atingiu aproximadamente 350ºC, verificou-se formação de gotas de água. O tamanho das gotas aumentou à medida que a temperatura aumentava. Além disso, quando a mistura atingiu os 400ºC, formou-se petróleo.

O principal componente do produto aquoso era água pura. Na análise ao petróleo produzido, encontraram-se características semelhantes às do petróleo bruto convencional encontrado na Terra.

“Os nossos resultados mostram que a matéria orgânica interestelar dentro da linha de neve é uma fonte potencial de água na Terra. Além disso, a formação de petróleo abiótico que observamos sugere fontes mais extensas de petróleo para a Terra antiga do que se pensava anteriormente. Análises futuras de matéria orgânica em amostras do asteróide Ryugu, que o explorador de asteroides do Japão Hayabusa2 trará de volta ainda este ano, devem avançar nossa compreensão da origem da água terrestre”, disse o autor do estudo, Skira Kouchi, em comunicado da Universidade de Hokkaido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …